Seletivas do futebol feminino têm participação das Sereias da Vila

Seletivas do futebol feminino têm participação das Sereias da Vila

São 850 meninas com idades entre 13 e 18 anos inscritas para a seletiva das Sereias da Vila Belmiro. E as avaliações para atletas de 13, 14 e 15 anos foram realizadas no último final de semana (28 e 29) no Centro de Treinamentos Meninos da Vila, no Saboó. A comissão técnica do futebol feminino santista avaliou as candidatas de maneira diferente. Todas passaram por atividades físicas, trabalho de fundamento como cabeceios, chutes, passes, além de movimentação em campo reduzido e a simulação de uma partida.

“Nosso principal objetivo é avaliar todas as condições destas meninas. Não podemos ser injustos e nos limitar apenas ao confronto em campo grande. Hoje, os fundamentos são importantíssimos para a construção de uma atleta de alto rendimento no futebol.”, comentou o técnico Caio Couto.

As observações começaram às 8h30 e terminaram às 16 horas. “O que vimos aqui foram atletas com um excelente nível de fundamento e que podem render bons frutos em um futuro próximo.”, avaliou o preparador físico, Glaucio Carvalho. “ Esse é um trabalho importante criado no Santos FC. Esta oportunidade para as jovens, para a modalidade só poderia sair de um clube que valoriza o futebol feminino e é referência.”, declarou o auxiliar técnico, Julio Cesar Alves.

“São atletas que chegam para realizar um sonho e tem a consciência que devem ser lapidadas. Por isso estamos observando estas jovens e pensando no futuro da modalidade.”, afirmou o preparador de goleiras, Isaque José Rodrigues.

“O Santos FC realiza, com esta seletiva, um trabalho pioneiro. Assim como nas categorias de base do futebol masculino, temos a oportunidade de montar uma equipe com meninas de 13 a 18 anos, dependendo do que avaliarmos aqui, e podermos fabricar nossas próprias atletas. Esse é um passo enorme para a modalidade.”, comemorou Caio Couto.

FORA DE CAMPO

A comissão técnica das Sereias da Vila teve uma ajuda importante para realizar as avaliações. As jogadoras do time principal feminino deram suporte na seletiva. Para a atacante Rosane é importante passar tranquilidade para quem busca o sonho dos gramados. “Voltamos no tempo. Lembramos de quando passamos por isso. Então é dar confiança a estas garotas e orientá-las com a experiência que temos nos gramados.”.

“ Sabemos que é importante formar atletas sem vícios. E esta seletiva nos testa muito com relação a isso. Ao apoio e a precisão que temos que ter no auxilio a comissão técnica.”, afirmou a meia Kelly. “ Eu passei por isso recentemente e sei como elas se sentem. Mas as meninas que estão aqui tem qualidade né precisam de tranquilidade e da oportunidade que o Santos FC as deu neste momento.”, disse a goleira Nicole.

“ Nesta atividade eu posso passar um pouco da minha experiência em campo e aplicar os conhecimentos adquiridos no curso de educação física. Se para as meninas que participam da seletiva é um momento importante para nós também é pois já já nossa carreira acaba e seguimos na profissão que escolhemos.”, comentou a goleira Patrícia Nardy.

A volante Cida participa pela primeira vez desta atividade extra campo. “ Estou no penúltimo ano de educação física e esperava por esta chance. O Santos FC é um clube que nos dá a oportunidade de vivermos do futebol feminino e de planejarmos nossa carreira.”, finalizou a camisa 27.

As atletas com 16, 17 e 18 anos serão avaliadas pelo departamento feminino do Peixe neste sábado, a partir das 8h30, no Centro de Treinamentos Meninos da Vila, na entrada de Santos.

(fotos: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Texto: Fabiano Farah)