Na luta pelo meio ambiente, Santos FC planta três mudas de pau-brasil no CT Rei Pelé

Na luta pelo meio ambiente, Santos FC planta três mudas de pau-brasil no CT Rei Pelé

O Santos FC mostra, cada vez mais, o quanto o clube vai Muito Além do Futebol. Na tarde desta segunda-feira, no CT Rei Pelé, os atletas do Peixe demonstraram uma grande preocupação com o meio ambiente. Acompanhados do ambientalista aposentado, Vanderlei Souza de Araújo, conhecido como Missionário Ambientalista, os santistas plantaram três mudas de pau-brasil, árvore ameaçada de extinção.

Responsável pelo projeto “As Mil Árvores Fundamentais”, Vanderlei Araújo luta pela preservação do pau-brasil. A árvore, que deu origem ao nome do nosso país, está na categoria de perigo na lista de extinção da flora nacional. Focado em aumentar a quantidade da espécie, o ambientalista se diz muito feliz pela parceria com o Alvinegro Praiano.

“Tracei o objetivo de chegar à mil mudas de pau-brasil plantadas. Isso é muito importante para tirarmos esta árvore da lista de extinção. Com isso, cada exemplar que plantamos tem um tutor para cuidar dela. Tenho certeza que as pessoas que fazem parte do Santos FC vão abraçar essa ideia e levá-la para frente. Para mim, este momento é histórico. É a primeira vez que plantamos a árvore em um clube de futebol”, comentou.

David Braz plantou uma árvore pela primeira vez na vida (Foto: Ivan Storti/SantosFC)
David Braz plantou uma árvore pela primeira vez na vida (Foto: Ivan Storti/SantosFC)

Participando da ação, o zagueiro David Braz ressaltou a importância dessa atitude para o bem de todos os brasileiros.

“Eu nunca tinha plantado uma árvore. É legal ter isso aqui no CT Rei Pelé. Eu gosto bastante da natureza brasileira. Tive a oportunidade de visitar o orquidário de Santos esses dias e achei bem legal. Além disso, sabemos importância disso para o meio ambiente. Precisamos preservar todas essas riquezas”, comentou.

Vanderlei, o Missionário Ambientalista, e Thiago Maia plantam uma muda de pau-brasil no CT Rei Pelé (Foto: Ivan Storti/SantosFC)
Vanderlei, o Missionário Ambientalista, e Thiago Maia plantam uma muda de pau-brasil no CT Rei Pelé (Foto: Ivan Storti/SantosFC)

Concordando com seu companheiro, o volante Thiago Maia gostou de plantar uma das mudas de pau-brasil. Feliz pelo momento, o garoto torce para que mais pessoas tenham essa atitude de preservação.

“Isso ajuda muito a natureza e deixa o nosso país ainda mais bonito. Na minha casa em Roraima eu tenho pés de manga, goiaba, jambo e outras frutas. Fiquei feliz por ter plantado essa árvore. É um momento histórico. Eu nunca tinha feito isso. Agora eu até quero uma placa com meu nome na frente dela. Vou ver ela crescer. E isso não pode parar por aí. Temos que levar adiante. Espero que o Vanderlei, o craque da natureza, continue firme nessa luta de conservação pelo pau-brasil”, afirmou.

Para saber mais sobre a luta na preservação do pau-brasil, basta acessar a página As Mil Árvores Fundamentais no Facebook.