Meninos e Sereias da Vila participam de palestra sobre DST

Meninos e Sereias da Vila participam de palestra sobre DST

Pensando na saúde e bem-estar dos jogadores de base e do time feminino do Santos FC, a gerência de formação de atletas do Peixe promoveu dois dias de palestras sobre DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) na Vila Belmiro. Divididos em categorias, as equipes Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20 dos Meninos da Vila, e as Sereias, receberam orientações de como se prevenir destas doenças.

Nesta quinta e sexta-feira (23), o enfermeiro Marcos Jesuíno apresentou aos atletas uma série de informações sobre HIV, Sífilis, HPV e Gonorreia. Estas orientações são fundamentais para que os jogadores do Alvinegro Praiano tenham consciência da gravidade destas doenças.

“Falei sobre as doenças que mais têm prevalência na nossa região. O porto da cidade é uma grande entrada para diversas enfermidades. Inclusive as DST’s. Os jogadores precisam ter consciência de que este assunto é sério e pode mudar a vida de qualquer um deles se não tiverem cuidado. Um cuidado que deve ser tomado por todo mundo, não só por atletas”, disse o enfermeiro.

Aprovando a palestra, o volante Robson Alves, da equipe Sub-20, comentou que assistir a uma aula sobre DST é fundamental para cuidar da saúde da maneira correta.

“A palestra foi muito interessante. Nenhum jogador quer ter qualquer tipo de doença. Isso pode nos atrapalhar e até tirar da nossa carreira. É importante ter este tipo de conversa para que possamos pensar duas vezes antes de fazer qualquer coisa. Além disso, ficamos contentes em saber que o Clube se preocupa com a nossa saúde. Precisamos dessa retaguarda”, disse o garoto de 18 anos.

Concordando com Robson, a Sereia da Vila, Tipa, ressaltou a importância de aprenderem sobre os métodos preventivos das DST´s. Segundo a jogadora, toda a sociedade precisa aprender sobre este assunto.

“O bate-papo falou sobre as doenças sexualmente transmissíveis e explicou a necessidade de se proteger na relação sexual. Isso é fundamental para todo cidadão. Achei tudo bem produtivo. Acredito que vamos refletir sobre o assunto e prestar mais atenção em tudo”, disse a meio-campista.

Investir na saúde do atleta e ir Muito Além do Futebol é um compromisso do Santos FC. Dentro deste contexto, o Clube procura oferecer aos jogadores o maior número de informações e cuidados para todos os tipos de assuntos.

“Precisamos ter esse tipo de orientação. Não adianta falar disso só em campanhas. Temos que falar desses problemas o tempo todo. O máximo de vezes. O Santos FC é um celeiro de atletas, mas também forma cidadãos. Essa é a nossa preocupação maior. Ter excelentes atletas e ótimas pessoas”, disse Marcos Jesuíno.