Memória: Sócrates, que era torcedor do Peixe, estreava com a camisa do Santos FC

Memória: Sócrates, que era torcedor do Peixe, estreava com a camisa do Santos FC

No dia 29 de novembro de 1988, a então recém-eleita prefeita de Santos, Telma de Souza dava o pontapé inicial na partida amistosa vencida pelo Santos FC, na Vila Belmiro, pelo placar de 4 a 2 diante da equipe uruguaia do CA Cerro. Essa partida marcou também a estreia de Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, que quando garoto era torcedor do clube santista. O dr. Sócrates jogou pelo Peixe 47 partidas e marcou 14 gols, no período de 1988 a 1989.

No dia da estreia os 4 tentos do Peixe foram marcados por Mendonça, Sócrates, Júnior e Giba, formando o time praiano com Ferreira; César Ferreira (Heraldo), Nildo, Davi (Cássio) e Luis Carlos (Ijuí); César Sampaio, Mendonça (César Pereira), Sócrates (Zimmerman) e Giba; Júnior e Sidney. O técnico era Marinho Perez.

Já a última vez em que defendeu as cores do Alvinegro da Vila Belmiro foi no dia 27/08/1989 em partida também amistosa jogada durante uma excursão à Ásia, em Hong Kong, na qual o Santos venceu pelo placar de 2 a 0 a equipe do Double Flowers com gols de Marco Antônio Cipó e Roberto Cearense formando com Sérgio (Pelegrine); Ditinho, Davi, Luiz Carlos e Wladimir (Luizinho); César Sampaio (Cássio), César Ferreira e Sócrates(Marco Antônio Cipó); Roberto Cearense, Heriberto e Totonho. O técnico era Nicanor de Carvalho. Técnico: Nicanor de Carvalho.

Sócrates nasceu em Belém do Pará e faleceu em São Paulo no dia 03 de dezembro de 2011.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística