Memória: Santos FC vencia o Torneio Roberto Santos

Memória: Santos FC vencia o Torneio Roberto Santos

No dia 18 de dezembro de 1975, o Santos FC vencia o Torneio Roberto Santos ao vencer a equipe do Vitória no antigo Estádio da Fonte Nova, na capital do estado da Bahia, pelo placar de 3 a 0 com os tentos santistas sendo marcados por Mazinho (2) e Cláudio Adão. Nessa conquista o time santista que era dirigido pelo técnico Olavo formou com: Willians; Tuca, Lazinho, Bianchi e Marçal; Clodoaldo, Léo Oliveira e Brecha; Mazinho (Didi), Cláudio Adão e Toinzinho.

Nesse torneiro que deu ao Alvinegro a Taça Cidade de Salvador e também um troféu ofertado pela Revista Placar, o Peixe disputou as seguintes partidas:
Vasco da Gama (1 a 1); Bahia (1 a 1); Figueirense (3 a 2); Atlético Mineiro (1 a 0); Atlético Mineiro (1 a 1); e por último a equipe do Vitória (3 a 0). Os artilheiros santistas no torneio foram: Cláudio Adão (4), Brecha e Mazinho (2) e Tuca e Toinzinho com um gol cada.

Curiosidade:

Na segunda apresentação do time santista no torneio, diante do Bahia que teve o placar de 1 a 1 a nota agradável do jogo foi a presença em campo do eterno Rei Pelé que atuou por 45 minutos na etapa inicial sendo substituído por Brecha. O Rei voltou a vestir a camisa do Santos, após estar ausente das quatro linhas desde outubro do ano anterior em atenção a uma solicitação do presidente santista na época, Modesto Roma.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística