Memória: Santos FC vencia o Benfica na primeira partida da final do Mundial Interclubes

Há 54 anos, no dia 19 de setembro de 1962, o time do Santos FC perante um público de 94.129 espectadores vencia o Sport Lisboa e Benfica pelo placar de 3 a 2 na primeira partida da final do Mundial Interclubes, no Maracanã com gols de Pelé (2) e Coutinho formando com Gilmar; Lima, Mauro, Dalmo e Calvet; Zito e Mengálvio; Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe. O técnico era Luis Alonso Perez, o Lula.

O onze português veio ao nosso país na esperança de vencer com facilidade o Alvinegro pois contava em seu elenco, que era a base da seleção portuguesa, com o melhor jogador da Europa na época o consagrado Euzébio, mas o Santos tinha o Rei Pelé em pleno apogeu de sua carreira com 22 anos de idade e tinha também jogadores que serviam a seleção brasileira e o que se viu foi o Santos FC dominar amplamente a partida que foi jogada no estádio carioca porque a torcida carioca tinha uma simpatia muito grande pelo time praiano.

Com essa vitória o time da Vila Belmiro seguiria em outubro para Portugal a fim de disputar a finalíssima do mundial no estádio da Luz, em Lisboa.

Curiosidade

O Peixe voltará a enfrentar o time dos “Encarnados” em partida que homenageará o ex-lateral Leonardo Bastos, o ídolo Léo, que se despedirá oficialmente do futebol, já que ele jogou nas duas equipes em sua brilhante carreira.

O Alvinegro da Vila Famoso do Mundo e o time luso sediado na freguesia de São Domingos de Benfica em Lisboa, Portugal e que tem como mascote a Águia Vitória, já disputaram até hoje 7 partidas sendo que o time santista nunca perdeu para os “Encarnados” conquistando 6 vitórias e um empate tendo assinalado 28 e sofrido 14 gols.

Artilheiros contra os “Encarnados”:
Pelé – 09
Toninho Guerreiro – 06
Edu – 03
Coutinho – 03
Pepe – 03
Tite – 02
Carlos Alberto Torres – 01
Lima – 01

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística