Memória: Santos FC vencia a Seleção do Uruguai e conquistava a Kirim Kup, no Japão

Memória: Santos FC vencia a Seleção do Uruguai e conquistava a Kirim Kup, no Japão

No dia 06 de junho de 1985, o Alvinegro da Vila Belmiro jogava no Estádio Nacional de Tóquio no Japão e vencia a Seleção do Uruguai pelo placar de 4 a 2 e sagrava-se Campeão da Kirim Kup com gols de Mirandinha (2) e Zé Sérgio (2) formando com: Rodolfo Rodriguez; Paulo Roberto, Davi (Fernando), Toninho Carlos e Jaime Boni; Serginho Carioca, Mario Sérgio e Humberto (Formiga); Gersinho, Mirandinha e Zé Sérgio. O técnico era o saudoso Carlos Castilho. Nessa copa, o Peixe jogou 06 partidas e venceu 05 empatando 01 marcando 23 e sofrendo 06 gols.

As partidas além da vitória final contra os uruguaios foram: 2 a 1 no West Ham (Inglaterra), 8 a 1 na Seleção da Malásia, 1 a 1 contra a Seleção do Uruguai, 4 a 1 na Seleção do Japão, 4 a 0 no Yomiure (Japão). Os artilheiros foram: Mirandinha (8), Zé Sérgio (5), Gersinho (3), Lima e Davi (2), Juninho, Mário Sérgio e Humberto com 01 gol cada.

Curiosidade

O artilheiro da Copa Kirim foi o centroavante Francisco Ernandi Lima da Silva, o Mirandinha cujo passe pertencia a Portuguesa de Desportos e foi emprestado ao Peixe para jogar no Japão, Indonésia, Estados Unidos e México. O jogador jogou 11 partidas e marcou 14 gols, na volta ao Brasil não houve acordo com a Lusa do Canindé e o atleta deixou a Vila Belmiro.

Guilherme Guarche. – Coordenador do Centro de Memória e Estatística