Memória: Santos FC era campeão paulista pela oitava vez

Memória: Santos FC era campeão paulista pela oitava vez

Ao vencer no dia 13 de dezembro de 1964 a equipe da Associação Portuguesa de Desportos pelo placar de 3 a 2 na Vila Belmiro o time do Santos FC levantava a tão cobiçada taça de Campeão Paulista pela oitava vez. O time do técnico Luiz Alonso Perez, o Lula entrou em campo naquele domingo perante 17.197 torcedores com a seguinte formação: Gilmar; Ismael, Modesto e Lima; Zito e Haroldo; Toninho Guerreiro, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.

Os tentos foram marcados por Pepe (2) sendo que um gol foi na cobrança de falta, e o goleador Toninho Guerreiro fez mais um, já para a Lusa do Canindé que era dirigida por Aimoré Moreira marcaram Ditão e o lateral-direito santista Ismael que marcou contra numa jogada de total infelicidade.

O peixe campeão disputou nesse certame 30 partidas com 20 vitórias, 04 empates e 06 derrotas marcando 95 e sofrendo 47 gols. Pelé foi o artilheiro máximo do certame com 34 gols marcados. Os demais artilheiros do Peixe foram:
Toninho Guerreiro (21), Coutinho (11), Pepe (10), Peixinho (9), Zito (3), Mengálvio (2), Noriva e Rossi (1) e a favor do Santos marcaram contra Neguito, Ditinho e João Carlos todos com um gol cada.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística