Memória: Santos FC conquista, pela primeira vez, o Torneio Início

Memória: Santos FC conquista, pela primeira vez, o Torneio Início

No dia 27 de maio de 1928 o Santos FC se sagrava, pela primeira vez, Campeão do Torneio Início promovido pela Associação Paulista de Esportes Atléticos disputado entre as equipes participantes da Divisão Principal, todas as partidas foram jogadas no Parque Antárctica e teve os seguintes resultados o time santista:

1º jogo – Santos FC 1 X Palestra Itália 1 (SFC 3 a 2 nos escanteios).
2º jogo – Santos FC 2 X Corinthians 1
3º jogo – Santos FC 2 X Guarani 0

Formação santista no torneio: Athié; Amorim e Bilu; Hugo, Júlio e Alfredo; Omar, Camarão, Araken, Wolff e Siriri. O responsável pela equipe era o então diretor-geral de esportes, Urbano Caldeira. As partidas em que o clube praiano atuou nos torneios inícios bem como os gols assinalados não entram nas estatísticas oficiais do clube por terem sido partidas de curta duração e todas foram jogadas no mesmo dia e em caso de empate eram decididas pela quantidade de escanteios que os times tinham conseguido a favor na disputa que tinham a duração de 10 minutos cada tempo.

Curiosidade

Além desse torneio vencido em 1928 o Alvinegro da Vila Belmiro também foi o vencedor dos torneios inícios nos anos de 1937 (LPF), 1952 (FPF) e no ano de 1984 (FPF). A última vez em que houve um torneio início foi no ano de 1996 e foi vencido pela Lusa do Canindé. No ano de 1926 o Santos foi também o vencedor do Torneio Início Extra promovido pela APEA ao vencer no dia 05/12/1926 no campo da Ponte Grande em São Paulo as equipes do Sírio (1 a 0), Silex (2 a 1) e empatado com o Palestra Itália em 1 a 1. Nesse mesmo ano houve outro torneio início referente ao campeonato paulista da APEA que foi vencido pelo Auto Esporte.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística