Memória: Pelé marcava o primeiro gol com a camisa do Santos FC

Memória: Pelé marcava o primeiro gol com a camisa do Santos FC

E foi num ensolarado e abençoado dia 07 de setembro de 1956 que a maravilhosa trajetória do eterno Rei Pelé teve início no Santos FC. Foi nessa inesquecível data que, jogando amistosamente na cidade de Santo André, o Peixe venceu a equipe do Corinthians FC pelo placar de 7 a 1, no estádio Américo Guazzelli, na disputa do troféu Independência ofertado pela Prefeitura local. Pelé marcou o seu primeiro gol pelo Santos FC aos 36 minutos da etapa complementar, quando já estava em campo o goleiro reserva de nome Zaluar.

Os demais gols foram marcados por Alfredinho (2), Del Vecchio (2), Álvaro e Jair Rosa Pinto. O time santista formou nesse encontro histórico com Manga; Hélvio e Ivã (Cássio); Ramiro (Fioti), Urubatão e Zito (Feijó); Alfredinho (Dorval), Álvaro (Raimundinho), Del Vecchio (Pelé), Jair e Tite. Técnico Luis Alonso Perez, o Lula.O Rei jogou com a camisa do Peixe 1116 partidas e marcou 1091 gols.

Curiosidade

O Rei Pelé também vestiu no início de sua monumental carreira a camisa do Vasco da Gama, por ocasião de um torneio no ano de 1957 programado para que o público carioca pudesse ver o garoto prodígio que estava iniciando no Peixe e o Rei disputou 4 partidas com os seguintes resultados:

Dia 19/06/1957 – Combinado SFC/Vasco 6 X Belenenses 1 (Pelé marcou 3 gols).
Dia 22/06/1957 – Combinado SFC/Vasco 1 X Dínamo 1 (Pelé marcou 1 gol).
Dia 26/06/1957 – Combinado SFC/Vasco 1 X Flamengo 1 (Pelé marcou 1 gol).
Dia 29/06/1957 – Combinado SFC/Vasco 1 X São Paulo 1 (Pelé marcou 1 gol).

Essas partidas bem como os gols marcados pelo Rei do Futebol não entram nas estatísticas do Santos FC apenas são computadas como gols de Pelé nas estatísticas dos gols por ele marcados em sua trajetória no Alvinegro mais famoso do mundo, time especializado na rotina de revelar craques fora de série para o futebol brasileiro e mundial.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística