Memória: Pelé conquistava o último Torneio Hexagonal do Chile

Memória: Pelé conquistava o último Torneio Hexagonal do Chile

O último Torneio Hexagonal do Chile vencido pelo Rei Pelé foi o que aconteceu no dia 07 de fevereiro de 1970 quando então da última partida do Santos FC que venceu a equipe da Universidad Católica pelo placar de 3 a 2 com gols de Pelé (2) e Coutinho formando com: Joel Mendes; Haroldo, Ramos Delgado, Joel Camargo e Rildo; Lima e Nenê; Manoel Maria, Coutinho (Marçal), Pelé e Abel (Djalma Dias). O técnico era Antônio Fernandes, o Antoninho.

O Peixe campeão desse hexagonal disputou 05 partidas tendo vencido 03 empatado 01 e perdido 01 marcando 17 e sofrendo 08 gols. Os artilheiros do Peixe no certame foram: Pelé (8), Douglas, Rildo e Coutinho (2), Nenê Belarmino e Joel Camargo (1) e Herrera que marcou contra a favor do Peixe 01 gol.

Curiosidade

O quarto-zagueiro Djalma Dias falecido no ano de 1990 no Rio de Janeiro e que entrou nessa partida substituindo o ponta-esquerda Abel jogou pelo Santos 109 partidas marcando 03 gols no período de 1969 a 1971 é pai do também do polêmico meia Djalminha, ex-atacante que nasceu em Santos.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística