Memória: Peixe conquistava o Troféu Cidade de Santos

Memória: Peixe conquistava o Troféu Cidade de Santos

No dia 13 de abril de 1997, na véspera de completar 85 anos de existência, o Santos FC jogava e vencia a Portuguesa Santista em partida do Campeonato Paulista pelo placar de 2 a 0, no Estádio Ulrico Mursa, no canal 1, em Santos. Marcaram para o Peixe, João Fumaça e Fernando Fumagalli. O time dirigido pelo técnico Vanderlei Luxemburgo formou com Zetti; Anderson Lima, Narciso, Ronaldão e Cássio (Ronaldo Marconato); Marcos Assunção, Élder, Vágner e Caíco (Eduardo Marques); Macedo (Fernando Fumagalli) e João Fumaça.

Com esse resultado positivo o time da Vila Belmiro recebeu o Troféu Cidade de Santos, ofertado pela Prefeitura da cidade. O técnico da Mais Briosa era um ex-santista de nome Orlando Pereira, mais conhecido como Orlando Amarelo. Ao comemorar o seu gol na partida João Luiz Silveira, o João Fumaça desagradou o técnico Luxemburgo que não gostou nada da maneira irreverente como o jogador festejou o gol dançando a sua maneira um fado, dança típica de Portugal.

Curiosidade

Santos FC e Portuguesa Santista já se enfrentaram em 105 partidas tendo o Peixe vencido 68 empatado 22 e perdido 15 partidas tendo marcado 248 e sofrido 114 gols. O primeiro encontro aconteceu no dia 11 de março de 1923 e foi vencida pela equipe Rubro verde de Santos, pelo placar de 1 a 0, em Ulrico Mursa, em partida amistosa.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística