Memória: Peixe conquistava o Torneio Hexagonal do Chile

Memória: Peixe conquistava o Torneio Hexagonal do Chile

Ao vencer a equipe da Universidad del Chile pelo placar de 2 a 0, com os dois sendo marcados pelo atacante Totonho o Santos Futebol Clube sagrava-se Campeão do Torneio Hexagonal do Chile no dia 04 de fevereiro de 1977, com a seguinte formação: Ricardo; Léo Paraibano, Marçal, Neto e Fernando; Clodoaldo, Ailton Lira e Toinzinho; Nilton Batata (Babá), Totonho e Bozó (Reinaldo). O técnico era o saudoso Urubatão Calvo Nunes.

O time santista disputou além da partida diante da Universidad del Chile mais 4 partidas com 03 vitórias e uma derrota marcando no total 11 gols e sofrendo apenas dois gols. Os artilheiros do torneio foram: Totonho com 05 gols, Aílton Lira com 04 gols e Nilton Batata com 02 gols.

No torneio o Alvinegro venceu as equipes do Colo-Colo (3 a 1), o Everton de Viña del Mar (4 a 0), o River Plate da Argentina (2 a 0) e foi derrotado pela Seleção de Salzburg da Áustria por 1 a 0.
Os jogadores santistas que participaram e foram campeões do Hexagonal além dos que jogaram contra a Universidad del Chile foram: Jorge Maravilha, Carlos Roberto, Zé Mário e Aílton Silva.

Curiosidade

O Santos FC disputou quatro torneios hexagonais no Chile tendo vencido três nos anos de 1965, 1970 e 1977 ficando em segundo lugar no ano de 1967 ao terminar o torneio empatado em primeiro lugar com a equipe do Vasas da Hungria que foi a campeão do torneio desse ano por ter tido o melhor saldo de gols que o time do Peixe. No ano de 1968 o Alvinegro disputou o Torneio Octogonal do Chile se sagrando vencedor da competição que recebeu o nome de Torneio Nicolau Moran.

Guilherme Guarche. – Coordenador do Centro de Memória e Estatística