Memória: Na Espanha, Santos FC conquistava o Troféu Naranja

Memória: Na Espanha, Santos FC conquistava o Troféu Naranja

No dia 26 de junho de 1959, o Santos FC ganhava o Troféu Naranja ao vencer o Torneio de Valência, jogando na cidade de Valência na Espanha, derrotando por goleada a temida Internazionale FC de Milão pelo placar de 7 a 1 com o Rei Pelé marcando 04 gols, Pepe 02 e Coutinho um gol formando com: Lalá; Pavão e Mourão; Getúlio, Ramiro e Zito (Formiga); Dorval, Jair Rosa Pinto (Álvaro), Coutinho, Pelé (Alfredinho) e Pepe. O técnico era Luiz Alonso Perez, o Lula.

Na primeira partida do torneio o Alvinegro da Vila Belmiro empatou com a equipe espanhola do Valência CF pelo placar de 4 a 4 com gols de Pelé, Coutinho, Dorval e Pepe. Após ter vencido esse torneio, o time santista jogou três dias depois mais uma partida amistosa em solo espanhol e goleou sem dó nem piedade a famosa esquadra do FC Barcelona, em pleno Camp Nou pelo placar de 5 a 1, provando ao mundo que estava nesse giro surgindo aquela que seria considerada como a melhor equipe de futebol na próxima década, nessa retumbante goleada os artilheiros do Peixe foram: Pelé (2), Dorval (2) e Coutinho um gol.

Curiosidade

No time do Barcelona que foi goleado dentro de sua própria casa, atuava um brasileiro que marcou o tento de honra do time da Catalunha, Evaristo de Macedo, que no ano de 1993 dirigiu o time santista em 36 oportunidades tendo vencido 18 empatado 08 e perdido 10 partidas com o time marcando 65 e sofrendo 56 gols.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística