Memória: Coutinho fazia a primeira partida na equipe principal do Santos FC

Memória: Coutinho fazia a primeira partida na equipe principal do Santos FC

No dia 17 de maio de 1958, o garoto Antônio Wilson Honório fazia a primeira partida na equipe principal do Santos FC. Coutinho a quem o radialista Ernane Franco sugeriu a ele que usasse o nome de Antoninho, numa homenagem a Antônio Fernandes, Coutinho tinha na estreia exatos 14 anos e 11 meses de idade, e é o mais jovem atleta a jogar na equipe principal do Peixe.

Nessa partida primeira do centroavante que foi o parceiro ideal do Rei Pelé, o Alvinegro venceu pelo placar de 7 a 1 a equipe do Sírio Libanês em Goiânia com gols de Jair (2), Álvaro (2), Dorval, Getúlio e um gol dele também, o Santos formou com: Manga (Laércio); Getúlio (Pinduca) e Dalmo; Feijó, Ramiro e Fioti; Dorval, Álvaro, Guerra (Raimundinho), Jair Rosa Pinto (Coutinho) e Hélio. O técnico era Luis Alonso Perez, o Lula.

Curiosidade:

Coutinho, quando garoto em Piracicaba, sua cidade natal, era chamado de Cotinho, virando Coutinho quando começou a jogar no Santos disputou 457 partidas com a camisa santista em dois períodos, de 1958 a 1967 e depois de 1969 a 1970 marcando 368 gols. A última vez em que defendeu o Alvinegro praiano foi no dia 21 de novembrp de 1970 no empate sem gols diante do América Carioca, no Parque Antartica no Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Taça de Prata) com o Peixe formando com: Cejas (Agnaldo); Carlos Alberto, Djalma Dias, Joel Camargo e Turcão; Clodoaldo e Léo Oliveira; Árlem, Edu (Coutinho), Pelé e Abel. O técnico era Antônio Fernandes, Antoninho.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística