Há 33 anos o Santos FC se sagrava campeão do Torneio Vencedores da América

Há 33 anos o Santos FC se sagrava campeão do Torneio Vencedores da América

No dia 10 de março de 1983 o Santos Futebol Clube se sagrava campeão do Torneio Vencedores da América ao derrotar no Estádio Centenário a equipe do Peñarol ,do Uruguai, pelo placar de 3 a 0 com gols de João Paulo (2) e Serginho Secundino. O Alvinegro Praiano entrou em campo com: Marolla; Toninho Oliveira, Márcio Rossini, Toninho Carlos e Gilberto Sorriso; Dema, Toninho Silva e Paulo Isidoro; Serginho Secundino, Luque (Gérson) e João Paulo. O técnico era o saudoso Francisco Ferreira de Aguiar, o Chico Formiga.

Na outra partida desse torneio, o Peixe venceu a equipe do Nacional, também do Uruguai, por 2 a 1 com gols de João Paulo e Serginho Secundino.

Curiosidade:

A equipe do Peñarol é a equipe estrangeira contra a qual o time do Alvinegro da Vila Belmiro mais vezes jogou até os dias atuais. Foram exatas 22 partidas com 10 vitórias, cinco empates e sete derrotas. O Peixe marcou 36 e sofreu 31 gols. Contra o time uruguaio os artilheiros são: Pelé (6), Coutinho (5), Dorval (3), Mendonça e João Paulo (2) e com um gol cada: Vagner, Toninho Guerreiro, Serginho Secundino, Serginho Fraldinha, Sandro, Robert, Rildo, Pita, Pepe, Pedro Paulo, Neymar, Mengálvio, Mané Maria, Jameli, Danilo, Clodoaldo, Alessandro e Ledesma que marcou contra a favor do Peixe.

Guilherme Guarche
Coordenador do Centro de Memória e Estatística do
Santos Futebol Clube