Equipe B do Santos FC disputa Campeonato Brasileiro de aspirantes

Equipe B do Santos FC disputa Campeonato Brasileiro de aspirantes

Além da reta final da Copa Paulista 2017, a equipe B do Santos FC terá mais um importante compromisso nos dois últimos meses desta temporada. Trata-se do Campeonato Brasileiro de aspirantes, organizado pela CBF, com a presença de 10 clubes, que será disputado de 21 de outubro até 29 de novembro. Pelo regulamento, as equipes devem atuar com atletas com idade máxima de 23 anos, com quatro exceções. Apenas um goleiro e outros três jogadores de linha podem ter idade superior aos demais atletas.

Nessa competição, foram formados dois grupos, com cinco equipes, que se enfrentarão em turno único, com mandos de campo definidos através de sorteio. O Santos FC, que está no Grupo B, irá enfrentar Atlético Paranaense e Atlético Mineiro fora de casa, e receberá Botafogo e Grêmio, na Vila Belmiro. Os dois melhores colocados de cada grupo, se classificam para a semifinal, que será disputada em sistema de ida e volta, assim como a grande final do torneio.

Na visão do coordenador do Santos B, Luiz Greco, essa competição é a consolidação de uma tendência no futebol, que é utilizar uma categoria entre o time sub-20 e a equipe principal, para aperfeiçoar o trabalho de formação e dar maturidade aos jovens e promissores atletas.

“Acho que é um ponto importante que os clubes, aos poucos, vão se conscientizando da importância de se organizarem e programarem a criação de uma equipe B, ou sub-23. Tivemos uma reunião muito produtiva, com a presença de vários clubes da série A, alguns que já tem o projeto do B, outros que estão trabalhando para criar essa categoria. Isso só mostra que o Santos FC têm sido referência para outras equipes, sabendo da importância de ter sua equipe B, realizando um trabalho de aperfeiçoamento, visando entregar o maior número possível de atletas ao time principal”, destacou.

Por manter o projeto desde 2015 e estar entre os finalistas da Copa Paulista 2017, o Santos B larga na frente de alguns outros clubes que ainda estão se organizando para disputar essa primeira competição nacional da categoria. Tirando o Peixe, apenas o Internacional também têm uma equipe B há mais tempo.

“Nessa primeira edição, vejo Santos FC e Internacional como equipes mais preparadas, porque já disputaram outras competições nessa temporada. Então acho que saímos um pouco na frente das outras equipes e podemos levar vantagem por ter um nível maior de estruturação do time”, completou o coordenador do projeto.

A estreia do Santos FC será contra o Atlético-PR, na terça-feira (24), às 19h, na Arena da Baixada, em Curitiba, com transmissão do Esporte Interativo.