Departamento de TI do Santos FC aponta expressiva evolução em 2016

“O balanço foi muito bom, com muitos avanços”. Assim o Gerente de TI (Tecnologia da Informação) do Santos FC, Flávio Gouveia, define o ano de 2016. O Departamento dividiu o trabalho em quatro trimestres. No primeiro foi feito planejamento, gestão de processos e governança de TI; o segundo foi dedicado a melhoria na estrutura de rede e serviços de TI; no terceiro para os sistemas corporativo de gestão e o quarto o planejamento para os sistemas que irão impactar diretamente os sócios e torcedores em 2017.

“Progredimos muito como empresa e TI. Saímos de um passado sem os investimentos ideais e a área ficou enfraquecida. Nesse ano eles voltaram e assim os resultados apareceram. O Departamento é um setor estratégico do Clube. Nenhuma área consegue gerar seus produtos sem a TI. O ano de 2016 foi de preparação. Tivemos que refazer os alicerces, para deixar tudo reestruturado. Em 2017 teremos muitas novidades”, disse Flávio Gouveia.

Confira as realizações do Departamento de TI:

Primeiro Trimestre

Foco: Planejamento, Gestão de Processos e Governança de TI

Projetos: Mapeamento da qualidade dos serviços e sistemas

Levantamento de arquitetura de sistemas legados

Auditoria e revisão dos controles de acessos a serviços e sistemas

Reestruturação da equipe de TI

Resultado: maior segurança da informação e determinação de metas para o ano

Segundo Trimestre

Foco: Melhoria na estrutura de rede e serviços de TI

Projetos: Reestruturação do Data Center, incorporação de estruturas de redundância, antivírus corporativos e melhorias na rede

Implementação de ferramenta de gestão de Chamados de TI

Migração dos sites corporativos para a Amazon

Reestruturação de modelo Voip (telefonia de internet)

Resultado: diminuição do número de incidentes, aumento de disponibilidade, confiabilidade e produtividade

Terceiro Trimestre

Foco: Sistemas corporativos de gestão

Projetos: Implantação do conceito e ferramenta de NOC (Network Operation Center)

Desenvolvimento do sistema de Ouvidoria integrado ao site oficial do Clube

Implementação do sistema SADE de gestão do futebol

Desenvolvimento de políticas e normas de segurança de informação

Resultado: Maior gestão das informações e da TI

Quarto Trimestre

Foco e Projetos: Reestruturação de sistemas que irão impactar os sócios e os torcedores

Resultado Esperado: Melhorar os serviços para os sócios e torcedores.