CT do Santos FC recebe visita de alunos da APPC

CT do Santos FC recebe visita de alunos da APPC

O CT do Santos FC recebeu uma visita muito especial nesta sexta-feira (25). Os alunos da APPC (Associação dos Portadores de Paralisia Cerebral), de Santos, foram conhecer os jogadores do Peixe. Esta foi mais uma ação do Muito Além do Futebol para celebrar o Dia Nacional da Luta Pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, comemorado na última segunda-feira (21). Aproximadamente 31 pessoas, entre alunos e acompanhantes, foram receber e dar carinho ao elenco alvinegro.

Fica difícil definir se os jovens ou os jogadores ficaram mais empolgados com o encontro. Foram alunos de 5 a 36 anos. Vários torcedores do Peixe, inclusive, alguns “viraram casaca” e vestiram o manto sagrado santista recentemente.

A coordenadora pedagógica da APPC Regina Stela Silva explicou como funciona a instituição.  “Nós temos trabalho tanto clínico, como pedagógico. São 75 alunos distribuidos entre manhã e tarde. Tem santistas, corintianos, são-paulinos. Mas a maioria é santista. O João Matheus tem 19 anos e virou casaca. Eu trabalho há 19 anos, coordeno as professoras, cuido dos alunos, falo com os pais. Estou há quatro anos como coordenadora .Alguns já foram na Vila, ir no treino, mas tem uma turminha que e novidade.”, diz Regina.

Ricardo Oliveira e alunos da APPC; Crédito: Ivan Storti/ Santos FC
Ricardo Oliveira e alunos da APPC; Crédito: Ivan Storti/ Santos FC

Todos alunos comoveram os jogadores e funcionários do clube, mas dois, em especial, têm uma história bonita de carinho ao Santos. João Matheus Santos, de 19 anos, era corintiano, mas acabou virando santista recentemente. Ele é fã do meia Lucas Lima, inclusive conversou com o craque e, de quebra, levou uma camisa autografada.

A Mariana, com 18 anos, nasceu de cinco meses e é uma grande fã de um Guerreiro da Vila, o ex-lateral esquerdo Léo. Mãe da Mariana, Luciana conta a história dessa “guerreira”: “A Mari nasceu de cinco meses, hoje está com 18. Ela está no primeiro colegial. É uma guerreira. Não falta na escola, é lutadora e super santista. Era são-paulina, mas os Meninos da Vila visitaram a APPC e ela se encantou de vez. Santista roxa. Tem bola autografada pelo Léo. Devido ao tratamento que ela teve na APPC ela vive, pratica esporte, etc..graças ao tratamento ela está bem assim.”, comemora a mãe da Mariana.

A APPC em Santos tem dois endereços. A instituição escolar fica na Av. Afonso Pena, 447. E parte clínica se localiza na Av. Pinheiro Machado, 945, no Bairro da Pompéia.