Com melhor ataque do Paulista, Sub-15 trabalha focado na ofensividade

Com melhor ataque do Paulista, Sub-15 trabalha focado na ofensividade

Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC

O Santos FC é conhecido por ser um clube que adota a ofensividade como característica principal de suas equipes. Baseada nisso, a comissão técnica da categoria Infantil trabalha intensamente para que os Meninos da Vila possam sempre buscar o gol adversário. Já mostrando resultados, ainda na primeira fase do Campeonato Paulista, o Sub-15 do Peixe já tem o melhor ataque da competição.

Líder isolado do Grupo 09, com 18 pontos, o Alvinegro Praiano está invicto no Estadual. Por haver sete equipes em sua chave, o Peixe folgou na última rodada e, com isso, tem uma partida a menos que os seus adversários. Apesar disso, o time treinado pelo técnico Luciano Santos soma seis vitórias em seis jogos, com 32 gols marcados e apenas três sofridos.

“Acredito que isso se deve ao nosso estilo de jogo. Impomos o ritmo e induzimos o adversário ao nosso modo de atuar. Isso tem sido reflexo do que temos feito durante a semana. A intensidade dos meninos na aplicação dos trabalhos e a forma como eles executam os exercícios nos treinamentos têm traçado o caminho de nossas partidas. As coisas têm rendido bem”, analisou Luciano.

Além de ter o melhor ataque da competição, com um ou até dois jogos a menos que algumas equipes, outro ponto positivo está a favor dos Meninos da Vila: a dinâmica da artilharia santista. Dos 32 tentos convertidos, 15 foram concluídos por garotos diferentes.

Elenco Sub-15 comemora mais um gol no Campeonato Paulista (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)
Elenco Sub-15 comemora mais um gol no Campeonato Paulista (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)

“Isso é uma linha de trabalho que já implantamos há dois anos. Pensamos sempre na rotatividade e no equilíbrio dos atletas. Queremos ter vários jogadores em alto nível, podendo jogar e competir. Não podemos ter uma separação de atletas titulares e reservas. Todos precisam ter nível de titularidade. Queremos colocar todos para jogar”, comentou o treinador.

Trabalhando com Luciano, o auxiliar técnico Diogo Alves ressalta a importância dos trabalhos ofensivos e a rotatividade dos atletas. Segundo o profissional, isso é de suma importância para a formação dos garotos e os bons frutos conquistados até aqui.

“Acredito que o que tem sido proposto nos treinamentos já têm alcançado bons resultados. Damos muita ênfase ao jogo ofensivo. Realizamos trabalhos de organização ofensiva e as consequências positivas têm fluído de maneira natural. Claro que sempre temos coisas a melhorar. Mas isso é espetacular. Além disso, temos uma equipe solidária e coletiva, que facilita muito o trabalho de toda a comissão”, afirmou, Diogo, que além da parte técnica, entra em sintonia com o departamento de fisiologia para dosar a carga física de treinamento diário.

Atual vice-campeão, o time Infantil marcou 80 gols em 32 jogos pelo Paulista em 2015. Até a sexta rodada do ano passado, o Peixe balançou as redes por 17 vezes. O tento de número 32 foi convertido na 12ª rodada na goleada por 8 a 0 diante do São Bernardo, em partida válida pela primeira fase.

Agora, pela oitava rodada, o Santos FC encara o Água Santa neste sábado (04). A partida será realizada às 9 horas, no CT Rei Pelé. A entrada é franca.