Unidade Moóca da Escolinha Meninos da Vila recebe alunos refugiados da Síria e Palestina

Unidade Moóca da Escolinha Meninos da Vila recebe alunos refugiados da Síria e Palestina

Em mais uma ação “Muito Além do Futebol”, a Escolinha Meninos da Vila da Moóca recebeu nesta semana, dois novos alunos pelo Programa de Refugiados. Bader B M Bader e Rose B M Bader, da Palestina, se juntaram a Jamal Bakri, da Síria, que já estava inserido no programa.

O Santos FC possui uma parceria com a ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), onde visa integrar refugiados em suas escolinhas.

As crianças palestinas residem atualmente em São Paulo, e o Peixe através da prática do futebol, está dando a essas crianças a oportunidade de integração na nossa cultura: “É de suma importância para a Escola de Futebol Meninos da Vila Unidade Moóca receber do Santos FC, o Programa de Refugiados, pois isso vem de encontro aos nossos princípios e objetivos. Esta integração faz parte de um processo onde conseguimos através do futebol, dar liberdade para o adolescente fluir em sua própria identidade, se tornando parte da sociedade acolhedora onde possam conviver com a população local de modo aceitável”, disse Marcelo Contesini, proprietário da unidade Moóca.

Sobre a adaptação das crianças com as turmas, Marcelo está confiante que esse processo será desenvolvido com extrema naturalidade: “A adaptação está sendo gradativa. Nossos professores exercerem a função de mediadores desta interação entre os alunos. Há uma condição natural de recepção e timidez por parte deles, mas nada que 3 a 4 encontros entre as turmas para ocorrer as amizades”.