Tudo começou em Córboda

Por Guilherme Guarche, do Centro de Memória
Foi na cidade de Córdoba, Argentina, que o Santos, o time brasileiro com mais vitórias no Exterior – exatas 371 – venceu sua primeira partida em solo estrangeiro. Era um 4 de abril de 1954, domingo, e o Alvinegro Praiano goleou um combinado formado pelas equipes do CA Talleres e do Belgrano por 5 a 0.
O meia Vasconcelos, com dois gols, se destacou nessa partida disputada no estádio Júlio César Villagra, mais conhecido como “Gigante de Alberdi”. Os outros gols santistas nessa vitória histórica, que representou o jogo nº 1297 na vida do Santos, foram marcados por Hugo, Walter Marciano e Tite.
Dirigido pelo italiano Giuseppe Ottina, que fazia sua sexta partida no comando da equipe, o Alvinegro Praiano entrou em campo Barbosinha, Hélvio e Feijó; Urubatão, Formiga e Zito; Del Vecchio, Walter, Álvaro, Vasconcelos (depois Hugo) e Tite. O árbitro da partida foi Carlos de Oliveira Monteiro, brasileiro, mais conhecido como “Tijolo”.
O prêmio por essa goleada em Córdoba (a segunda cidade mais populosa da Argentina, com um milhão de habitantes), foi uma viagem de trem de seis horas até San Juan, cidade próxima à Cordilheira dos Andes.
Um dos autores dos gols do Alvinegro, Walter Marciano de Queiroz, ídolo da torcida santista, acabou negociado com o Vasco da Gama no ano seguinte, e em 21 de junho de 1961, quando jogava pelo Valencia, da Espanha, veio a falecer ao sofrer acidente automobilístico na estrada que liga Valencia a Alicante.

Pular para o conteúdo