Geraldino, Campeão da Libertadores e Mundial pelo Peixe, comemora aniversário

No dia 11 de janeiro de 1940, nascia na cidade mineira de Raposo, Geraldo Antônio Martins, que se tornou conhecido com o apelido de Geraldino. O craque que jogou na lateral esquerda santista no período de 1963 a 1968 veio para a Vila Belmiro contratado junto ao Cruzeiro de Belo Horizonte onde despontou para o futebol brasileiro.
Geraldino que tinha no elenco santista o apelido de Padre, jogou sua primeira partida com a camisa do Peixe no dia 25 de maio de 1963 em partida amistosa disputada na França e foi um empate em 1 a 1 diante da equipe do FK Partizan da Sérvia com Coutinho marcando o tento santista que nessa excursão em gramados europeus formou com: Gilmar (Laércio); Dalmo, Mauro e Geraldino (Lima); Zito e Haroldo; Dorval (Batista), Mengálvio, Coutinho, Pagão (Nenê) e Pepe. O técnico era Luiz Alonso Perez, o Lula.
O excelente lateral do Alvinegro jogou pelo time praiano 214 partidas e marcou dois gols, conquistando os títulos de Campeão Paulista nos anos de: 1964/65/67 e 68, Foi também campeão dos Torneios Rio-São Paulo nos anos de:196/64 e 66, ganhou a Libertadores da América em 1963 e o Mundial Interclubes no ano de 1963.
A última vez em que defendeu as cores do Alvinegro foi no dia 12 de julho de 1968 na derrota diante do New York Generals no Yankee Stadium em Nova York nos Estados Unidos em partida amistosa com Toninho Guerreiro, Elizeu e Bradeley (c) marcando para o Santos que alinhou com:Gylmar; Oberdan, Geraldino, Orlando e Turcão; Mengálvio e Lima (Eliseu); Manoel Maria, Toninho, Pelé e Pepe. O técnico era Antônio Fernandes, o Antoninho.
Curiosidade
Quem jogou no time adversário foi César Luis Menotti, que na volta do time santista ao Brasil veio junto com a delegação para uma série de testes no Peixe. No ano de 1978 Menotti foi o técnico da Seleção Argentina que ganhou o campeonato mundial naquele ano.
Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística

Pular para o conteúdo