Despedida de Araken e título no Torneio Início

Por Guilherme Guarche, do Centro de Memória
No mesmo domingo, 6 de junho de 1937, em que o seu segundo quadro se sagrava campeão do Torneio Início da Liga Paulista de Futebol, em São Paulo, a equipe principal do Santos vencia o Hespanha, atual Jabaquara, em Santos, por 2 a 1, com dois gols de Araken Patusca, que justamente nessa partida, aos 32 anos incompletos, vestia a camisa do seu time do coração pela última vez.
Filho de Sizino Patusca, primeiro presidente do Santos, Araken começou no time aos 17 anos e participou da primeira conquista importante do clube, o título paulista de 1935. O time de sua última partida pelo Santos, disputada no estádio Antônio Alonso, na rua 28 de setembro, bairro do Macuco, foi escalado pelo técnico Bilu com Ciro, Neves e Bompeixe; Figueira, Marteletti e Abreu; Saci, Moran, Otávio, Octávio, Araken e Baptista.
Terceiro título 
Enquanto isso, no campo da Antárctica, em São Paulo, o segundo quadro do Santos, dirigido por Alzemiro Ballio, vencia o Palestra Itália por 2 a 1, gols de Tico e Salim, e se tornava campeão do Torneio Início da Liga Paulista de Futebol, um tipo de competição bem popular na época, que antecedia o Campeonato Paulista.
O torneio início era disputado em apenas um dia, com jogos eliminatórios de 20 minutos, 10 minutos para cada tempo. Em caso de empate, o vencedor era decidido pelo número de escanteios ou na disputa de pênaltis.
Para chegar ao título de 1937 o Santos venceu o Corinthians por 1 a 0, gol de Gradim; o Estudantes Paulistas também por 1 a 0, gol de Tico, e o Palestra Itália. O time da final jogou com Raul Magalhães, Meira e Nicola; Avelino, Gradim e Moacir; Salim, Ballio, Marçal, Ulisses e Tico.
Esse foi o terceiro título de torneio início do Santos, que já tinha sido campeão em 1926 e 1928. Depois o time venceria ainda a competição em 1952 e 1984, sem contar o Torneio Início do Campeonato Santista, em 1930.

Pular para o conteúdo