Memorial das Conquistas inaugura exposição em comemoração aos 65 anos da estreia do Rei Pelé

Memorial das Conquistas inaugura exposição em comemoração aos 65 anos da estreia do Rei Pelé

Em comemoração aos 65 anos da estreia do Rei Pelé, o Memorial das Conquistas inaugurou na manhã desta terça-feira (7), uma nova exposição com itens relacionados da histórica partida.

José Carlos de Oliveira, vice-presidente do Clube, esteve presente na inauguração e registrou sua palavra: “Venham visitar o Memorial das Conquistas e apreciar essa linda exposição sobre o Rei do Futebol. É uma honra estar aqui e poder prestigiar essa importante data”.

José Carlos de Oliveira esteve presente no lançamento da exposição (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Além dos objetos históricos, a exposição trouxe uma inédita informação, a numeração que Pelé utilizou na partida: “Nós buscamos os estudos do Centro de Memória do Clube, através do Guilherme Guarche e do Gabriel Pierin, e trouxemos a súmula original do jogo, uma réplica da camisa que o Rei utilizou, com a número 15 as costas, a camisa do goleiro Zaluar e o troféu 7 de Setembro, a taça que o Peixe conquistou na partida”, disse Alex Fernandes, Coordenador do Memorial das Conquistas. “Exatamente no dia 7 de setembro, Edson Arantes do Nascimento estreou pelo Santos com apenas 15 anos na cidade de Santo André, e esse marco histórico agora está registrado nessa nova exposição”, completou Alex.

Os itens foram alcançados através de uma parceria com o Corinthians de Santo André, o clube adversário da estreia do Rei, como explicou Guilherme Guarche, historiador do Clube: “O atual presidente do time de Santo André, o Sr. José Orlando de Moura, é torcedor do Santos FC, e ele nos recebeu e deu um grande auxílio com informações e com a presença do ex-atleta Chanca, responsável em marcar o Rei do Futebol no histórico jogo. O nosso muito obrigado ao “Galo Preto da Vila Alzira, como também é conhecida a equipe.” Guilherme também comentou sobre as coincidências do dia 7 de setembro com o Rei: “O dia 7 de setembro tem uma ligação direta com o nosso Rei. Além de sua estreia, foi na Rua 7 de Setembro em que ele morou em Bauru, e o time em que ele começou a jogar, também levava o nome com a data da nossa independência.”

A súmula original da partida foi cedida gentilmente pelo Museu “Dr. Octaviano Armando Gaiarsa”, localizado em Santo André, e ficará exposta juntamente das outras peças até o aniversário do Rei, dia 23 de outubro.

Para ler mais sobre a estreia do Atleta do Século, clique aqui, e leia o artigo sobre o jogo.

O Memorial das Conquistas “Milton Teixeira” fica localizado na Rua Princesa Isabel, s/n, na Vila Belmiro, com acesso pelo portão 16, e está funcionando das 10h às 18h, de terça a domingo, seguindo todos os protocolos contra a Covid-19.