Título sobre os uruguaios em pleno Centenário

Por Gabriel Santana, do Centro de Memória
Em 10 de março de 1983, uma quinta-feira, o Santos voltava a se destacar no cenário internacional ao conquistar o Torneio Vencedores da América, diante do Peñarol, em pleno Estádio Centenário de Montevidéu.
Para se sagrar campeão o Alvinegro enfrentou, além do Peñarol, a outra grande equipe do Uruguai, o Nacional. O torneio foi disputado no sistema de pontos corridos, com as três equipes participantes fazendo dois jogos cada, todos no Estádio Centenário.
Na primeira partida, o Santos derrotou o Nacional por 2 a 1, com gols de João Paulo e Serginho Dourado. Na segunda e última, o Alvinegro jogou de forma brilhante e venceu o Peñarol por 3 a 0. No primeiro tempo, João Paulo abriu a contagem e na segunda etapa Serginho Dourado e João Paulo, novamente, em cobrança de pênalti, decretaram a vitória e o título santistas.
A conquista teve grande repercussão entre os torcedores do Santos, que realizaram uma linda festa na chegada do time ao Aeroporto de Congonhas. O então técnico santista, Chico Formiga, ainda muito eufórico, disse aos jornalistas: “O Santos está novamente equiparado aos melhores times do mundo”. E completou: “A conquista do torneio foi importante, pois o Santos pôde recuperar parte do seu prestígio internacional”.
Curiosidade: O Peñarol é a equipe estrangeira contra a qual o Alvinegro da Vila Belmiro jogou mais vezes. Foram exatas 22 partidas, com 10 vitórias, cinco empates e sete derrotas marcando, 36 gols marcados e 31 sofridos.
Artilheiros santistas contra times uruguaios 
1 – Pelé, seis gols.
2 – Coutinho, cinco gols.
3 – Dorval, três gols.
4 – Mendonça e João Paulo, dois gols.
6 – Vagner, Toninho Guerreiro, Serginho Dourado, Serginho Fraldinha, Sandro, Robert, Rildo, Pita, Pepe, Pedro Paulo, Neymar, Mengálvio, Mané Maria, Jameli, Danilo, Clodoaldo, Alessandro e Ledesma (contra), um gol.

Pular para o conteúdo