Santos FC participa de Projeto de Combate às Fake News

Com a polarização das redes sociais, as pessoas se tornaram protagonistas da comunicação, produzindo conteúdos de acordo com suas crenças e valores, o que contribuiu significativamente para disseminação de informações falsas. E não é só a Política que é afetada, até mesmo uma das maiores paixões do brasileiro, o Futebol, sofre com inverdades que vão além do lado lúdico do esporte. Diante disso, o Santos Futebol Clube decidiu apoiar o projeto JORNALISMO EM MOVIMENTO – Combate às Fake News.

Contra as notícias mentirosas, roda as estradas de São Paulo uma carreta de aproximadamente 15 metros de comprimento, que iniciou sua trajetória em 6 de novembro e já passou por Guarulhos, Taboão da Serra, São Bernardo do Campo e finalizará sua primeira etapa de conscientização em São Paulo, onde ficará de 3 a 15 de dezembro no Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, zona oeste da capital paulista.

No próximo dia 10 de dezembro, o historiador Odir Cunha, coautor do livro Santos FC – O Maior Espetáculo da Terra, participará de um bate-papo, das 13h às 14h, e contará Mitos e Verdades sobre o Glorioso Alvinegro Praiano, com a presença de um ídolo surpresa. O jornalista também revelará curiosidades sobre o título brasileiro de 1968, em homenagem aos 50 anos da conquista da Taça de Prata.

“Existem muitas Fake News históricas sobre o Santos que nós fomos corrigindo com o nosso trabalho de pesquisa, então, será uma grande oportunidade para esclarecer as dúvidas tanto do torcedor santista quanto dos apaixonados por Futebol”, destaca Cunha.

Além de interagir e fazer perguntas, o público poderá entrar na Unidade Móvel, conhecer mais sobre o termo “Fake News” e como elas se propagam, causando terríveis consequências. Para impactar as pessoas e incentivá-las a participar, haverá quizzes gamificados, valendo pontuações e a entrada no Escape The Fake, jogo de fuga com enigmas jornalísticos que precisam ser desvendados em no máximo 20 minutos.

O Projeto JORNALISMO EM MOVIMENTO – Combate às Fake News é uma iniciativa da DeMello Consultoria, Truckvan e Grupo Band Rádios e conta com patrocínio da Anhanguera Educacional por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Apoio institucional da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e parceria da Comunicação Integrada, Boatos.org, Canaltech e UOL.

Pular para o conteúdo