Pelé marca Exterior pela primeira vez com a camisa do Santos 

[:pb]

Por Guilherme Guarche, do Centro de Memória 

O Santos já tinha jogado pela primeira vez no Exterior no ano de 1954, na Argentina no solo europeu o time santista pisou pela primeira vez no ano de 1959. No entanto foi no dia 3 de janeiro de 1959, que o Rei Pelé então com 18 anos de idade na flor da idade e com seu nome crescendo no mundo todo, após a conquista pelo Brasil da Copa do Mundo na Suécia, com a participação do jovem craque santista marcava seu primeiro gol com a camisa do Santos no Exterior.

Tal proeza aconteceu no Estádio Nacional de Lima, no Peru, em um amistoso vencido pelo Peixe por 3 a 0, com o jovem craque marcando 2 gols e Pepe 1 gol.

O adversário santista foi o campeão peruano de 1958, o Sport Boys que viu o Peixe vencer com a seguinte formação: Manga (Laércio); Hélvio e Dalmo; Getúlio, Ramiro (Urubatão) e Zito; Dorval, Álvaro (Afonsinho), Pagão (Guerra), Pelé e Pepe. O técnico era Luiz Alonso Perez, o Lula.

Nesse giro do Alvinegro pela América do Sul o time disputou 14 partidas vencendo 13 e perdendo uma partida marcando 47 e sofrendo 14 gols. Pelé marcou 15 gols.

Esse dois gols marcados pelo Rei ocorreram na partida contra times estrangeiros de nº 44 do Alvinegro Praiano de um total até hoje de 632 partidas disputadas fora do Brasil. O Rei, com esses tentos assinalados, atingia a marca de 141 gols só em jogos do Santos FC, de um total de 130 partidas jogadas até aquela data no início de 1959.

O país estrangeiro no qual Pelé mais vezes assistiu a magia do eterno camisa 10 santista foi os Estados Unidos, onde o Rei pelo Santos FC jogou 41 vezes e marcou 51 gols, a Argentina vem em segundo lugar com 33 partidas com 21 gols sofridos e em terceiro vem o Chile, país onde o Rei jogou 31 vezes e marcou 38 gols todas as partidas disputadas somente com a camisa do Peixe.

Na sua magistral carreira no time do seu coração, o maior artilheiro do futebol mundial em todos os tempos, marcou 1091 gols sendo que desse total 727 gols foram marcados em gramados brasileiros e 364 gols nas 353 partidas nos 66 países onde ele exibiu a sua incomparável arte de jogar futebol.

Em sua magistral carreira o Rei marcou 1283 gols, abaixo relacionados:

Combinado Santos/Vasco : 06 gols

Guarda-Costeira – 10 gols

Forças Armadas – 03 gols

Seleção Paulista – 09 gols

Sindicato dos Atletas – 03 gols

Cosmos – 66 gols

Santos FC – 1091 gols

Seleção Brasileira – 95 gols

[:]

Pular para o conteúdo