Memória: Em 1968, Santos FC tinha o melhor ano da história no esporte amador

O ano de 1968 é sem nenhuma contestação o ano mais abençoado do esporte amador na centenária história do Santos FC. Nesse ano o time de voleibol do Alvinegro conquistou os títulos de: Campeão Juvenil, Campeão do Torneio Início de Santos, Campeão dos Jogos de Verão da FPV, Campeão do Torneio Quadrangular de Portugal, Campeão do Interior Paulista, Vencedor do Trofeu Plínio Galberg Júnior, Vencedor do Torneio de 55 anos da A.E. São José, Vencedor do Torneio Interestadual, Campeão Paulista, Campeão Brasileiro e de Campeão Sulamericano e essa última e inesquecível conquista se deu no dia 11 de agosto de 1968 na vitória do sexteto santista diante da equipe do Lagomar C. Clube do Paraguai por três sets a zero no ginásio Athié Jorge Coury no Estádio Urbano Caldeira.
O Santos FC enfrentou no 1º Campeonato Sulamericano de Clubes Campeões as equipes do C. D. Universidad Católica (Chile) que foi a vice-campeã do certame, a equipe do C.D. Colon (Paraguai) e a equipe do Lagomar C. Clube (Uruguai). O clube santista pela conquista recebeu o troféu Sílvio Fernandes Lopes e o atleta do Alvinegro Victor Mário Barcelos Borges foi eleito o melhor jogador do torneio. Para obter o título de campeão o Peixe disputou seis partidas e venceu todas elas. O treinador era Roberto Douglas Machado e o diretor de esportes amadores Florival Barletta e os dirigentes auxiliares eram: Gílson Machado, Norberto Caramez Martinho e Waldemar Fathala.
Os jogadores que participaram e deram ao Santos FC esse título de campeão da América do Sul foram:
Vitor Mário Barcelos Borges (capitão), Carlos Eduardo Albano Feitosa, Décio Viotti Azevedo, Nicolau Sevciuc, Paulo Sevciuc (Paulo Russo), Pedro Barbosa Andrade, Sérgio Telles Pires Pinheiro, João Roberto Oliveira, José Osvaldo Fonseca Marcelino (Negrelli), Arlindo Pedro Júnior, Geraldo Nagazato e Aramir Duarte Lisboa.
Nas Olimpíadas de 1968 que foram realizadas no México, quatro jogadores do Santos Futebol Clube participaram desse evento: Décio Viotti, Victor, Feitosa e Sérgio Telles, no ano de 1972 nos jogos disputados na Alemanha o representante santista foi Negrelli.
Guilherme Gomez Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística

Pular para o conteúdo