Jornalista Sylvio Ruiz é homenageado no Centenário da Vila Belmiro

(foto: Ivan Storti/Santos FC)
No intervalo da partida entre Santos e Grêmio, realizada na Vila Belmiro, neste domingo (16), pelo Campeonato Brasileiro a diretoria do alvinegro deu sequência às homenagens pelos 100 anos do estádio Urbano Caldeira. O escolhido da noite do último domingo foi Sylvio Ruiz Massa, completando 58 anos de carreira, apenas na cobertura do Santos FC.
Sylvio Ruiz esteve na partida histórica entre Santos e Benfica mas, “ O Verdadeiro” (apelido dado pelo amigo e narrador Osmar Santos, justamente pela veracidade das informações do Peixe no rádio e na TV) teria que viver um momento único que marcasse a carreira histórica que construiu: O único repórter a acompanhar a mesma equipe, durante quase seis décadas.
Acompanhado da esposa Elizabeth Lins Massa, Sylvio Ruiz recebeu a homenagem do Santos Futebol Clube das mãos do assessor executivo da presidência, Fabiano Farah. Sylvio foi aplaudido por mais de 7 500 pessoas que estavam no estádio. Emocionado, relembrou momentos marcantes da carreira, como a cobertura do primeiro casamento do Rei Pelé, do desentendimento com o próprio Pelé, onde ficaram sem se falar por meses, e a reconciliação através de choros no vestiário do estádio Urbano Caldeira. Dos furos de reportagem, dos laços familiares que vem desde pequeno, quando frequentava a Vila Belmiro e as partidas do Peixe. Tudo isso, o jornalista e publicitário fez questão de registrar em livros como Futebolando e Preto no Branco (onde escreve curiosidades de anos de profissão).
Sylvio Ruiz também ficou marcado pelas oportunidades que dava aos jovens que chegavam ao Centro de Treinamentos Rei Pelé sem saber como dar início aos trabalhos. “ Sempre vi nos jovens que apareciam no CT Rei Pelé a sequência de um trabalho sério e da luta para colocar os noticiários do Santos FC com mais destaque nas emissoras de São Paulo. Hoje a Comunicação do Santos tem muitas crias minhas. Este cidadão aqui do meu lado (Fabiano Farah) eu fiz questão de apadrinhar. Trabalhou em São Paulo na Rede Record de Rádio e TV e na Globo/CBN. Brigava pelo espaço. O Santos é maior que todos nós, mas temos que ajudá-lo a ter destaque positivo e exibição desta marca que significa a vida de todos nós.”, declarou Sylvio após a homenagem.
Além da esposa os filhos Adriana e Daniel Massa também acompanharam o reconhecimento ao pai.
Biografia
Foi em 1959 que Sylvio Ruiz Massa iniciou sua trajetória vitoriosa.
Trabalho nas rádios Nacional (SP), Atlântica, Cacique e Guarujá (Santos) e Exelcior – que se transformou em Sistema Globo de Rádio.
Na TV Sylvio Ruiz atuou na TV Paulista, Record e atualmente, às quartas-feiras, tem participação especial na emissora educativa Santa Cecília TV (Programa Esporte por Esporte).
Sylvio Ruiz também gostava de escrever e defender a classe de jornalistas.
Trabalhou nos jornais Diário Popular, Alvinegro, Ondas de Praia Grande, Gazeta Metropolitana e Espaço Aberto.
Além disso é É fundador da ACESAN (Associação dos Cronistas Esportivos de Santos), sócio efetivo da ACEESP ( Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo. Sylvio Ruiz também é membro da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas do Brasil).
Curiosidade
Quando trabalhava no programa Clube dos Esportistas, exibido pela TV Record e apresentado pelo narrador Silvio Luiz, pegava o próprio carro e nele levava jogadores, técnicos e dirigentes para sempre evidenciar o alvinegro. “ Era um sufoco mas pelo Santos FC vale tudo.”, finalizou O Verdadeiro.
O presidente Modesto Roma Junior ficou emocionado com a homenagem ao amigo e colega de profissão, Sylvio Ruiz, e citou uma frase que usa quando fala da história do Santos FC. “ Quem não tem memória não preserva sua história.”.

Pular para o conteúdo