E o Santos se torna Alvinegro!

[:pb]Gabriel Pierin do Centro de Memória

No encontro em que foi fundado, dia 14 de abril de 1912, as cores sugeridas para a camisa do Santos Foot-Ball Club foram branca e azul, com um friso dourado entre elas. Porém essa camisa tricolor nunca foi usada pelo clube.

No seu primeiro jogo oficial, em 15 de setembro daquele ano, o time do Santos entrou em campo vestindo camisa social branca com uma braçadeira azul. O uniforme foi confeccionado pela dona Iraídes Ricardina de Oliveira Ratto, esposa de Francisco Ratto. Dona Didi e Nhonhô Ratto foram muito dedicados ao clube nos seus primeiros anos de vida.

A mudança ocorreria no dia 31 de março de 1913, uma segunda-feira. Em reunião na Sociedade União dos Empregados do Comércio, decidiu-se que o clube seria Alvinegro. Às 20 horas e quarenta minutos a Sessão foi aberta e a nova diretoria eleita pelos sócios. Os destinos do clube para o biênio 1913/14 estariam nas mãos de Raymundo Marques.

Junto a ele foram eleitos o vice-presidente Sebastião Arantes Nogueira, o primeiro-secretário Edmundo Sóter de Araújo, o segundo-secretário João Novaes, o primeiro-tesoureiro Maurício Hess, o segundo-tesoureiro Leonel Silva e os diretores Harold Cross, Nilo Arruda, Santos Netto, Arnaldo Silveira e Praxedes Leão.

O novo presidente, Raymundo Marques, apresentou os modelos para o pavilhão social. O projeto aprovado foi uma bandeira branca, diagonalmente atravessada por uma faixa preta com as iniciais do clube em letras brancas.

A escolha do novo uniforme também foi colocada em votação. A proposta aprovada foi a de Paulo Peluccio: calção branco e camisa listrada branca e preta. O Santos se tornava Alvinegro.

O secretário Edmundo de Araújo, aproveitou a reunião para propor a fundação de uma liga interna. A ideia de Edmundo era formar times competitivos e difundir o esporte entre os jovens da cidade. Ele ainda sugeriu a elaboração de Estatutos para o clube.

As notícias sobre o novo clube chegavam até a capital e a filiação do Santos à Liga Paulista de Foot-ball foi aceita pela entidade no dia 12 de abril. O comunicado, feito por meio de ofício, foi encaminhado ao presidente do Santos pelo então primeiro-secretário da Liga, Rozendo Galvão.

Naquela época, o futebol paulista passava por uma cisão e uma nova entidade foi criada. A APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos) foi fundada em 22 de abril de 1913 e o ingresso do Santos na nova instituição, discutido na 4ª Sessão de Diretoria, no dia 3 de maio. O Santos também faria parte da nova liga.

O Santos voltaria aos gramados no dia 13 de maio. O amistoso em comemoração aos 25 anos da Lei Áurea pela abolição da escravidão foi contra o São Vicente Atlético Clube. Era uma preparação para o início do Campeonato Paulista daquele ano.

Nessa partida comemorativa o Santos estreou sua camisa listrada branca e preta. Pelo São Vicente jogaram Picuru e Marba que integraram o Combinado do primeiro jogo-treino do Santos. O novo Alvinegro saiu-se vencedor. O time aplicou uma goleada por 5 a 0 contra o São Vicente.[:]

Pular para o conteúdo