De virada, Sereias vencem Grêmio, fora de casa, e sobem na tabela do Brasileirão

De virada, Sereias vencem Grêmio, fora de casa, e sobem na tabela do Brasileirão

Em confronto direto pelas primeiras colocações do Campeonato Brasileiro Feminino, as Sereias da Vila venceram o Grêmio de virada, por 2 a 1, em partida fora de casa, válida pela 6ª rodada da competição. Os gols do Santos FC foram marcados por Ketlen e Alanna. Com o resultado, as Sereias sobem para a 2ª colocação do Brasileirão, empatadas com o líder Palmeiras em 14 pontos, mas atrás no saldo de gols.

Do Rio Grande do Sul, as Sereias da Vila viajam direto ao Rio de Janeiro onde, na próxima quinta-feira (13), encaram o Flamengo pela 7ª rodada do Brasileirão. A partida, que acontecerá no Estádio Luso-Brasileiro, tem pontapé inicial marcado para as 17 horas.

O jogo

Aos 5 minutos de jogo, o Grêmio teve penalidade a seu favor, marcada após toque da bola no braço de Fe Palermo dentro da grande área. Na cobrança, a zagueira Andréia bateu rasteiro no canto esquerdo de Michelle, que se esticou para defender e tranquilizar as Sereias da Vila nos primeiros minutos da partida.

Com 15 minutos jogados da primeira etapa, a bola sobrou livre no campo de ataque do Grêmio e Laís Estevam chutou da intermediária, obrigando Michelle a fazer mais uma grande defesa. No contra-ataque, Ketlen recebeu lançamento de Rita Bove pelo lado esquerdo, fintou a defensora e bateu colocado para defesa segura de Raíssa.

Um minuto depois o Grêmio inaugurou o placar. Em novo ataque da equipe da casa, a bola sobrou pelo lado direito com Jane, que acertou belo chute colocado de pé esquerdo no ângulo direito de Michelle. Mas a vantagem gremista não durou muito. Logo na sequência, Fe Palermo roubou a bola no campo de ataque, carregou até a linha de fundo e recuou para Ketlen. A camisa 7 santista ganhou a dividida com a zagueira adversária e estufou as redes de Raíssa, marcando seu gol de número 110 com o Manto Sagrado.

Com o gol de empate, o equilíbrio da partida se manteve. Aos 27 minutos, Brena bateu falta com força pelo lado esquerdo. Raíssa tentou afastar a bola com um soco e a bola acabou escorregando de suas mãos, ganhando a direção do gol. No entanto, a goleira conseguiu recuperar a bola, segurando-a em cima da linha. Minutos depois, as Sereias tiveram mais um chegada perigosa ao ataque com Amanda Gutierres que bateu colocado de pé direito, forçando Raíssa a se esticar muito para defender.

Ainda antes do final do primeiro tempo, a técnica Christiane Lessa mexeu na equipe para ganhar mais poder ofensivo: Karen e Cristiane entraram nos lugares de Erikinha e Bia Menezes. Já nos acréscimos, Karen bateu escanteio no primeiro pau e a defesa afastou. No rebote, Karen matou no peito e cruzou novamente, desta vez na cabeça de Amanda, que finalizou com muita força para mais uma grande defesa de Raíssa, a última dos primeiros 45 minutos.

A segunda etapa começou com domínio das Sereias da Vila, que pressionaram mais as gremistas nos minutos iniciais, mas sem conseguir transformar as jogadas criadas em oportunidades concretas de marcar o gol da virada. Já na reta final da segunda etapa, aos 35 minutos, o Grêmio teve uma jogadora expulsa de campo. Tchula entrou solando Alanna, que entrou durante a segunda etapa no lugar de Ketlen, e acabou recebendo cartão vermelho do árbitro Anderson da Silveira Farias.

Com uma jogadora a mais, as Sereias reafirmaram o domínio em campo e voltaram a pressionar as gremistas. Nos minutos seguintes, Byanca Brasil e Cristiane tentaram de fora da área. A primeira chutou para fora e a segunda parou na goleira Raíssa.

Mas foi aos 40 minutos da etapa final que o Santos FC chegou ao segundo gol. Cristiane fez bela jogada pelo lado esquerdo e deixou a bola com Rita Bove. Rita acertou passe milimétrico, que deixou Alanna na cara do gol. Sem atuar desde o final 2019, quando sofreu lesão no joelho, Alanna só teve o trabalho de deslocar a goleira adversária, colocando a bola no canto inferior direito de Raíssa e marcando o gol da vitória, em seu retorno aos gramados.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 1 x 2 SANTOS
Local: CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul (RS)
Data: segunda-feira, 10 de maio de 2021
Horário: 15h
Árbitro: Anderson da Silveira Farias
Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel e Maurício Coelho Silva Penna
Gols: (Grêmio) Jane, aos 16’ do 1ºT; (SFC) Ketlen, aos 19′ do 1ºT e Alanna, aos 40′ do 2ºT
Santos FC: Michelle; Bruninha, Camila Martins e Fe Palermo; Brena, Bia Menezes (Cristiane), Rita Bove e Erikinha (Karen); Ketlen (Alanna), Maria Dias e Amanda Gutierres (Byanca Brasil). Técnica: Christiane Lessa
Grêmio: Raíssa; Isa, Andréia, Andressa e Gisseli; Mariza (Tchula), Pri Back e Maiara; Jane (Sinara), Rafa Levis e Laís Estevam (Nathane). Técnica: Patrícia Gusmão

(Texto: Thiago Maestre (Estagiário) com supervisão de Fábio Maradei (Gerente de Comunicação) / Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo)