As Sereias da Vila faturam o Brasileiro Feminino de 2017 

As Sereias da Vila faturam o Brasileiro Feminino de 2017 

Por Guilherme Guarche, do Centro de Memória

Nos anos de 2009 e 2010 as Sereias da Vila foram bicampeãs da Taça Libertadores da América, e se estabeleceram como uma das potências sul-americanas. No ano de 2012 a categoria foi desativada, retornando em 2015. E o título brasileiro de 2017 foi a conquista mais importante após o retorno.

A partida final desse título nacional foi jogada contra o Corinthians, na Arena Barueri, em uma quinta-feira, 20 de julho de 2017 e foi aproveitando um cruzamento perfeito de Maria Alves, que a guerreira argentina Florencia Soledade Jaimes, ou simplesmente, a artilheira Sole Jaimes aos 16 minutos, marcava o gol que dava ao time da Vila Belmiro o tão ambicionado título de Campeão Brasileiro de Futebol Feminino.

E as Sereias da Vila escaladas pelo técnico Caio Couto formaram com Dani Neuhaus;  Katiuscia, Camila, Carol Arruda e Dani Silva; Brena (Cida), Maria e Maurine (Tayla); Ketlen (Giovana), Patricia Sochor e Sole Jaimes.

Nessa partida o time da capital paulista precisava de uma vitória por dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis, e um triunfo de três gols para conquistar o troféu. A primeira partida foi realizada na Vila Belmiro, em 13 de julho. Nessa primeira partida a diretoria do Alvinegro resolveu abrir os portões, e teve uma grata surpresa.

Quase 16 mil pessoas compareceram ao jogo, registrando o maior público santista na Vila Belmiro no ano de 2017. A torcida do time praiano deu um show no Estádio Urbano Caldeira, e incentivou as Sereias da Vila rumo à vitória.

Elas iniciaram em cima da equipe corintiana, e chegaram ao primeiro gol aos 15 minutos. Em uma falha da zaga do Corinthians, a artilheira Sole Jaimes se aproveitou e abriu o marcador para o Peixe. A bola sobrou para a camisa 9 e ela empurrou para as redes.

O público se entusiasmou ainda mais com o Santos na frente, e cantou seguidamente para incentivar as Sereias. O adversário se abalou com a pressão, e cinco minutos depois, em um toque de classe a meio-campista Patrícia Sochor encobriu a goleira corintiana e marcou um lindo gol na Vila Belmiro.

A partida terminou em 2 a 0, e o Peixe poderia perder por até um gol de diferença na grande final que ainda seria campeão na partida final jogada na Arena Barueri.

A emocionante final em Barueri 

O gol marcado pela artilheira Soles Jaimes deixou o Alvinegro mais perto do título ao fazer 1 a 0 esse foi o 18º gol da guerreira argentina na competição.

Com a grande desvantagem nas somas dos placares, o Corinthians pressionou ainda mais. As investidas corintianas não surtiram efeito, e o primeiro tempo terminou 1 a 0.

Apenas aos 27 minutos, em uma cobrança de escanteio, o Corinthians levou perigo, quando a bola ficou rente à trave, e a goleira Dani a segurou antes que ela entrasse por completo.

Aos 48 minutos, a árbitra encerrou a partida, e as Sereias da Vila iniciaram a grande festa na Arena Barueri. A capitã Maurine levantou a linda taça de Campeãs Brasileiras de 2017, que agora está exposta no Memorial das Conquistas, nas dependências do Estádio Urbano Caldeira.

A taça coroou o trabalho iniciado em 2015, e as Meninas da Vila estavam de volta as grandes conquistas e no topo do futebol feminino, local que estão acostumadas a frequentar.

Estatísticas das Campeãs

Foram 20 jogos disputados, com 16 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas. As Sereias marcaram 39 gols e sofreram outros 13. Sole Jaimes foi a artilheira do Campeonato com 18 gols marcados.

As seguintes atletas também balançaram as redes: Ketlen marcou 8 gols, Patrícia Sochor marcou 4 gols, Maurine e Brena marcaram 3 gols e Maria Alves e Dani Silva marcaram um gol cada um. Um gol contra ainda foi marcado a favor do Peixe.

Para conquistar o título, o técnico Caio Couto utilizou 25 atletas. Ketlen foi a única jogadora que disputou todas as 20 partidas. A goleira Dani Neuhaus, Dani Silva, Patrícia Sochor e Sole Jaimes disputaram 19 jogos.

As demais vitoriosas da campanha foram as seguintes: Katiuscia, Carol Arruda, Maria Alves, Maurine, Suzane Pires, Brena, Camila, Cida, Erikinha, Juliete, Karen, Tayla, Giovana Perpetuo, Sandrinha, Angelina, Kelly, Natane, Dida, Chaiane e Jaqueline.

A Menina da Vila, a aguerrida e simpática Ketlen Wiggers é a grande artilheira do time das Sereias da Vila, com 112 gols marcados. A jovem catarinense nascida na cidade de Rio Fortuna, no dia 07 de janeiro de 1992, está no primeiro posto do ranking do time feminino sendo seguida por Sole Jaimes com 60 e de Maurine com 58 e Cristiane com 57 gols.

Se compararmos os artilheiros das equipes masculina e feminina, a artilheira Ketlen ocupa o segundo lugar na tábua dos artilheiros pós-Pelé ficando atrás de Neymar que marcou 138 gols. Na contagem geral dos artilheiros do masculino e feminino ela fica no 17º lugar.