Vila Belmiro comemora 101 anos neste 12 de outubro de 2017

Vila Belmiro comemora 101 anos neste 12 de outubro de 2017

No dia 12 de outubro de 1916, o Santos FC, inaugurava sua praça de esportes numa área de 16.650 metros quadrados localizada no bairro da Vila Belmiro (antiga Vila Operária) entre as ruas Abolição (Princesa Isabel), rua Guarani (José de Alencar), rua Tiradentes e rua D. Pedro I. A compra desse terreno foi assinada no dia 23 de junho de 1916, na gestão do presidente Agnello Cícero de Oliveira, essa área pertencia à Companhia de Habitações Econômicas.

A diretoria antecipou as prestações cujo prazo final era de 10 anos, liquidando a dívida em 1922 e pagando a mais 35 contos de réis. A área anterior pretendida situava-se no local onde hoje está o imóvel da Beneficência Portuguesa e pertencia ao sr. Oswaldo Sampaio e que não foi adquirida devido ao fato do proprietário não ter a escritura definitiva do terreno.

 Em 22 de maio de 1989, houve a confirmação da posse definitiva do terreno e o registro da escritura foi feito no 3º Cartório de Notas de Santos. A escritura original redigida a mão, datada de 1922, foi registrada na 1ª Comarca de Santos. O estádio recebeu o nome do patrono do clube – Urbano Vilella Caldeira Filho – em 24/03/1933, por indicação de Ricardo Pinto de Oliveira.

A inauguração da praça de esportes seria no dia 20 de agosto de 1916, mas devido ao falecimento do Dr. Álvaro de Oliveira Ribeiro, então vice-presidente do Alvinegro a solenidade foi adiada para o mês de outubro. No dia da inauguração aconteceram várias partidas e brincadeiras entre os associados. Foi o adeus aos jogos nos campos situados na Ana Costa e Conselheiro Nébias.

O campo alugado pelo clube em 1912 na Villa Macuco continuou sendo usado para os jogos da liga interna do clube até por volta de 1917. Parabéns ao mais antigo estádio de futebol em atividade no Brasil, parabéns pelo seu primeiro centenário de existência, parabéns Estádio Urbano Caldeira, parabéns Vila Belmiro, a vila mais famosa do mundo.

Guilherme Gomez Guarche
Coordenador do Centro de Memória e Estatística do
Santos Futebol Clube