Vila Belmiro 100 anos: “A Vila dos meus Olhos” expõe fotos marcantes no centenário estádio

Vila Belmiro 100 anos: “A Vila dos meus Olhos” expõe fotos marcantes no centenário estádio

(divulgação: Santos FC)

A exposição fotográfica “A Vila dos meus Olhos” começou nesta terça-feira (18) no Memorial das Conquistas como uma  das festividades do centenário da Vila Belmiro. O evento, em seu primeiro dia, contou com as presenças de Pepe e Mengálvio. Os fotógrafos Pedro Ernesto Guerra Azevedo, Ivan Storti e Ricardo Saibun são os responsáveis pelos registros mais recentes e marcantes do Alvinegro mais famoso do mundo e que ficarão expostos. A mostra conta com 23 imagens.

O gerente de comunicação do Santos Futebol Clube, Dennis Calçada, falou sobre a importância da exposição no calendário dos 100 anos da Vila mais famosa do mundo. “Temos um calendário muito cheio por causa do centenário da Vila Belmiro, e esta exposição é por causa das imagens marcantes que nós temos aqui. São muitas histórias, inclusive foi muito difícil escolher as fotos, escolher os momentos de destaque. Esta exposição é uma maneira de ilustrar bem uma parte vitoriosa do clube. A Vila é conhecida mundialmente e tem características que fogem do dia de jogo normal, e com a exposição as pessoas vão poder conferir imagens que passaram batidas durante este tempo todo.”

O ex-fotógrafo do Alvinegro Praiano, Ricardo Saibun, ficou lisonjeado por participar da exposição,  e falou sobre a importância que o clube tem em sua carreira profissional. “Mesmo tendo saído do clube em fevereiro deste ano, eu fico muito honrado por ter sido convidado pelos amigos para participar desta exposição. Fico muito honrado também de ter trabalhado em parceria com o Ivan e com o Pedro. São fotógrafos que possuem um material muito bom para registrar a história do clube. Clube ao qual eu devo meu agradecimento total pela minha carreira como repórter fotográfico esportivo. Eu vou ter carinho pelo Santos até o fim da minha vida.”

Exposição conta com 23 imagens, no Memorial das Conquistas
Exposição conta com 23 imagens, no Memorial das Conquistas

Já Ivan Storti, responsável pelas principais fotos do time profissional do Peixe, comentou que a Vila Belmiro virou seu escritório. “Desde quando eu começei aqui em 1997, eu só tenho a agradecer a Vila Belmiro. Tanto na parte profissional, como na parte cultural. A Vila Belmiro virou o meu escritório, pois é praticamente daqui que eu faço todo meu trabalho. Muita emoção, onde eu cresci muito profissionalmente, conscientização, saber como o dia a dia de um grande clube. A Vila só me traz coisas boas.”

O fotógrafo Pedro Ernesto Guerra Azevedo sempre dedicou seu trabalho as categorias de base e Sereias da Vila. Pedro explicou falou um pouco sobre a homenagem. “É a valorização da fotografia, do nosso trabalho. É um reconhecimento. É um trabalho que eu adoro fazer, com muita paixão. Eu vejo que aqueles menininho que eu fotografava no Sub-11, hoje estão grandões no Sub-17. Fotografei  as Sereias durante um tempo, aí o clube parou com o futebol feminino, mas com este retorno continuo fotografando, acho algo sensacional. Aqui é minha casa. Me sinto muito bem. Todos me tratam muito bem.”

A exposição, à princípio, fica no Memorial das Conquistas até o final desta temporada, no mês de dezembro, e aberta ao público que realizar as visitações ao museu.

(texto: Fúlvio Feola)