Vanderlei não quer saber da vantagem: “Precisamos vencer”

Vanderlei não quer saber da vantagem: “Precisamos vencer”

O goleiro Vanderlei, do Santos FC, está vivendo um grande momento no Clube. O arqueiro santista tem se destacado nas duas competições disputadas pelo no momento: Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. O camisa 1 do Peixe já chegou à uma final da Copa do Brasil, em 2012, quanto atuava pelo Coritiba e perdeu para o Palmeiras. Desta vez, o jogador quer mudar a história, mas, para isso, precisa primeiro passar pelo São Paulo, nesta quarta-feira (28), às 22h, na Vila Belmiro. O  time santista pode perder até pelo placar de 2 a 0 que avança na competição.

Vanderlei acredita que não é apenas o sistema defensivo que precisa trabalhar para evitar os gols, mas que o trabalho deve começar no ataque. “Marcação já vem lá da frente, como nosso é jogo é eliminatório, nós já entramos focados em não tomar gols. Nós só perdemos para o Sport, mas conseguimos vitórias foras de casa contra Corinthians, São Paulo e Figueirense. Acho que isso fez a diferença, nos dando mais tranquilidade para jogar em casa.”, diz Vanderlei, que atribui a boa fase também aos resultados conquistados fora de casa.

Além de não sofrer gols fora de casa, inclusive com a lembrança de sua derrota na final de 2012 junto ao time do Coxa, Vanderlei destaca a importância do time marcar gols fora, e isso, tem acontecido.

“Precisamos jogar bem, não podemos pensar de outra forma.Fizemos uma boa vantagem no jogo de ida contra o São Paulo. Acho que esse é o grande segredo da Copa do Brasil, o primeiro jogo. Pelo Coritiba, perdi a primeira partida por 2 a 0 para o Palmeiras e não conseguimos reverter. É importante sempre fazer gols fora de casa.”.

Arzul, preparador de goleiros, treina Vanderlei (fotos: Ivan Storti / Ricardo Saibun / Santos FC)
Arzul, preparador de goleiros, treina Vanderlei (fotos: Ivan Storti / Ricardo Saibun / Santos FC)

O respeito pelo São Paulo também é muito grande por parte de Vanderlei. Para o goleiro o adversário vai  entrar em campo como se fosse o “jogo da vida”. “Precisamos pensar em vencer o jogo, pensar que para o São Paulo vai ser o jogo da vida. Após a derrota lá, eles devem estar engasgados com a gente e vão vir para cima com tudo. Temos que mostrar nosso futebol”.

O fato casa, a Vila Belmiro, como palco de uma partida tão importante, também é considerado fundamental para o arqueiro. “Sim, a Vila é muito importante, em uma semifinal, outra atmosfera. A torcida vai apoiar e esperar que o time jogue bem, né. Vamos fazer de tudo para garantir essa vaga.”, finalizou Vanderlei.

Vanderlei atuou com a camisa do Santos FC em 40 jogos e sofreu 39 gols. Na Copa do Brasil, o time jogou 11 partidas, nove vitórias, um empate e uma derrota. O time marcou 20 gols e sofreu nove. Ele atuou em sete partidas, sofrendo cinco gols.