Vaga antecipada, DNA ofensivo e revezamento: Sub-15 do Santos FC encanta comissão técnica

Vaga antecipada, DNA ofensivo e revezamento: Sub-15 do Santos FC encanta comissão técnica

Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC

A categoria Infantil do Santos FC já está classificada para segunda fase do Campeonato Paulista. Com três rodadas de antecedência, os Meninos da Vila garantiram sua vaga para o decorrer da competição e, além disso, estão invictos na liderança com o melhor ataque do Estadual. Satisfeita com o desempenho do elenco até aqui, a comissão técnica da equipe Sub-15 analisa e explica o bom momento de seus atletas.

Com nove vitórias em nove jogos, o time treinado pelo técnico Luciano Santos soma 27 pontos na liderança do Grupo 09. Somando 49 gol marcados, com apenas quatro sofridos, os garotos do Peixe tem uma média de 5,4 tentos convertidos por rodada. Contente com estes primeiros resultados, o treinador santista elogia seu elenco e acredita que a evolução tende a melhorar no decorrer do Estadual.

“Um dos nossos objetivos já foi alcançado. Isso mostra o bom nível que os nossos atletas têm alcançado. Temos coisas para evoluir, mas a equipe está bem e consegue entender a nossa proposta de trabalho, que é em fazer um jogo com velocidade, intensidade, com foco na construção de jogadas e posse de bola. O nosso grupo tem um potencial muito alto. Creio que os meninos podem crescer bastante nas próximas rodadas”, disse o treinador.

Luciano Santos orienta os Meninos da Vila em partida do Campeonato Paulista (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)
Luciano Santos orienta os Meninos da Vila em partida do Campeonato Paulista (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)

Os 49 gols do Peixe até aqui foram convertidos por 15 atletas diferentes. Contente com o aproveitamento nas finalizações do elenco, o auxiliar técnico Diogo Alves credita o número elevado de jogadores marcando gols ao revezamento executado pela comissão.

“Seria injusto e irresponsável colocar somente 11, 13 ou até 15 atletas para jogar. Temos um grupo grande e todos os meninos têm atuado. Além de gerar um ambiente muito favorável para trabalhar, os garotos conseguem desenvolver uma melhora na maturação e na evolução de todos os estímulos. Acreditamos que essa minutagem ajuda bastante. Muitos atletas fazendo gols mostra e esclarece o quão é importante a minutagem no trabalho”, afirmou Diogo.

A equipe Infantil do Santos FC é composta por 34 atletas e, nos nove jogos até aqui, os seis goleiros e os 28 jogadores de linha entraram em campo neste Paulista. Se somarmos à participação da Copa Nike deste ano, os atletas somam no mínimo 390 minutos jogados. Calculado pelo tempo de partida, que é 70 minutos para essa categoria, cada jogador atuou, pelo menos, o equivalente a cinco duelos e meio.

Parte do elenco Infantil antes de partida do Estadual no CT Rei Pelé (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)
Parte do elenco Infantil antes de partida do Estadual no CT Rei Pelé (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)

“Luciano, Gustavo Jorge (Fisiologista) e eu já vinhamos fazendo esse rodízio para trabalhar a minutagem dos atletas há algum tempo. Queremos que todos tenham o mesmo estímulo e possam ajudar o time nas fases finais. Procuramos pelo padrão e homogeneização do time. Hoje, estamos satisfeitos com a forma que jogamos, que se resume em velocidade, intensidade, pressão e ficar em cima do adversário, além dos bons resultados”, explicou o preparador físico da categoria, Luiz Fernando Xavier.

O próximo compromisso dos Meninos da Vila será neste sábado (25) diante da Portuguesa Santista. A partida será realizada no CT Rei Pelé, às 9 horas, com entrada franca.