Transparência: Santos FC dá início à auditoria

Transparência: Santos FC dá início à auditoria

O Santos FC deu um passo fundamental para levar ao sócio e ao torcedor o máximo de transparência quanto aos negócios envolvendo os cofres do Clube nos últimos anos. Teve início, nesta sexta-feira (16), a auditoria para análise e revisão externa de contratos, negociações de compra e venda, transações e também pagamentos ocorridos nos últimos cinco anos.

Será realizada uma auditoria forense, que é considerada a mais rigorosa em termos de fiscalização e medidas corretivas. Todos os departamentos do Clube serão profundamente avaliados. “Foi um compromisso de campanha. Seguimos um critério que levava para um trabalho bem feito. A empresa é muito experiente e a auditoria forense será bem detalhada. Nós teremos uma fotografia do que é o Santos FC hoje. Será importante mostrar a situação real do Clube”, afirmou o presidente José Carlos Peres.

A empresa responsável pela auditoria é a GF Brasil, uma das mais renomadas do território brasileiro e que atua em diversos segmentos de negócios do país e no exterior, envolvendo consultoria, impostos e gestão empresarial. “Temos experiências em grandes clubes de futebol do Estado de São Paulo e em clubes sociais. A importância da auditoria é a transparência. Ter uma gestão assim é fundamental para o desenvolvimento do Clube”, disse o sócio da GF Brasil.

“A auditoria dos últimos cinco anos será muito importante para alinhar a expectativa dos nossos conselheiros, dos nossos sócios, dos nossos torcedores em relação a transparência. Será importante para tirarmos todas as dúvidas em relação a contratos, a comissões, a prestação de serviço que tem no Clube. Também será fundamental para a política de compliance que estamos implantando onde vamos desenhar todas as regras e procedimentos que envolvem todas as áreas do Santos FC. Não falo do Conselho Deliberativo ou do estatuto do Clube e sim áreas administrativas. O objetivo será ter as melhores práticas de governança corporativa. Essa prática é reconhecida tanto no Brasil como nos mercados internacionais. Um Clube como o Santos FC tem que se sobressair não apenas no futebol, mas também pela organização administrativa”, ressaltou Ricardo Feijoo, Executivo de Administração e Finanças do Santos FC.

Todas as informações a serem apuradas pelos auditores serão divulgadas aos santistas e futuramente disponibilizadas no Portal da Transparência do Clube, outro compromisso do presidente e que já está em fase de desenvolvimento.

(Fotos: Divulgação/Santos FC)