Tocha Olímpica passará pelo Estádio Urbano Caldeira na Vila Belmiro

Tocha Olímpica passará pelo Estádio Urbano Caldeira na Vila Belmiro

A Tocha Olímpica chegará a Santos nesta sexta-­feira (22), por volta das 11h30. Um dos maiores símbolos dos jogos passará pela cidade e mobilizará milhares de pessoas, entre condutores, equipes de apoio, segurança e público em geral.

Serão 112 condutores da tocha num percurso de 26 km. “Será um dia especial para o santista. A cidade é muito ligada ao esporte e está participando dos Jogos Olímpicos no revezamento, além de receber 14 delegações de 12 países para aclimatação”, disse o secretário municipal de Esportes, Alcídio Mello, o Cidão.

O revezamento em Santos começará no Parque Roberto Mario Santini (Emissário Submarino), percorrerá diversos bairros, passará em Guarujá, e retornará à cidade com percurso pelo Centro Histórico, Praça da Independência, e Praça das Bandeiras, onde ocorre o evento de encerramento.
PERCURSO
O início do revezamento está previsto para as 11h30 a partir do Parque Municipal Roberto Mário Santini (orla do José Menino). Por isso, os motoristas devem evitar trafegar neste horário pela avenida Presidente Wilson, no trecho próximo à divisa com São Vicente. Depois seguirá pela avenida Pinheiro Machado (sentido Praia/Centro) até a Rua Princesa Isabel (utilizando o contrafluxo a partir da Rua Dom João VI) e Rua José de Alencar, para acessar o interior do Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro).
Após evento na área interna, sairá pela Rua Tiradentes e seguirá pela Avenida Bernardino de Campos (Canal 2) no sentido Centro-Praia até a orla. Na Avenida Presidente Wilson, continua no sentido Ponta da Praia-José Menino, fazendo o retorno próximo a Rua Almirante Custódio de Melo e seguindo em direção à Ponta da Praia pelas avenidas Presidente Wilson, Vicente de Carvalho, Bartolomeu de Gusmão e Samuel Augusto Leão de Moura, até a parada no Aquário Municipal e ida ao Guarujá.
Próximo das 17h, a tocha retorna a Santos no mesmo ponto e seguirá pelas avenidas Samuel Augusto Leão de Moura e Saldanha da Gama, Rua Antônio Guenaga, Av. General San Martin (Canal 7) até a Praça Engº José Rebouças, passando pelas avenidas Professor Aristóteles de Menezes (sentido Canal 6) e Pedro Lessa (sentido José Menino-Ponta da Praia) no contrafluxo, Cel. Joaquim Montenegro/Canal 6 (sentido Praia-Cais) e Afonso Pena (sentido Ponta da Praia-José Menino), contornando a Praça Palmares.
Prossegue pela avenida Siqueira Campos (Canal 4) no sentido Cais-Praia, Rua Dr. Lobo Viana no contrafluxo, Rua Oswaldo Cruz, Av. Afonso Pena (sentido Ponta da Praia-José Menino), Av. Conselheiro Nébias (sentido Praia-Cais), ruas Bittencourt, Braz Cubas, General Câmara e Augusto Severo no contrafluxo até chegar à Praça Mauá (Centro).
Na sequência, a tocha será conduzida pelas ruas Dom Pedro II e XV de Novembro, bulevar da XV de Novembro, ruas do Comércio e Tuiuti, praças Barão do Rio Branco e da República, Rua Braz Cubas no contrafluxo, Avenida Washington Luiz (Canal 3) no sentido Centro-Praia, Rua Joaquim Távora e Avenida Ana Costa (sentido Centro-Praia) até a faixa arenosa em frente a Praça das Bandeiras, onde está prevista a festa de encerramento por volta das 20h.
INTERDIÇÃO DAS VIAS
Com a passagem da tocha olímpica na próxima sexta (22), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) realizará interdições parciais em cinco pontos da Cidade, em horários preestabelecidos (ver quadro abaixo), além de bloqueios momentâneos de acordo com o andamento do percurso.
A empresa atuará na organização do trânsito com 30 agentes, sendo que oito deles acompanharão todo o cortejo em motos e 22 ficarão distribuídos pelo trajeto, especialmente próximos às áreas com maior concentração de público. Também haverá o apoio da Polícia Militar.
Para orientar os munícipes, a relação com as interdições será publicada nesta quarta (20) no Diário Oficial de Santos. Nos próximos dias, também serão divulgadas as alterações nos trajetos das linhas de transporte coletivo.
IMPRENSA
Dentro do Estádio Urbano Caldeira, na Vila Belmiro, a imprensa ficará no local que normalmente é utilizado em dias de jogos no gramado, próximo ao escanteio. Os cinegrafistas e fotógrafos poderão utilizar também as cabines no quarto andar.
As informações sobre a cobertura de imprensa foram passadas durante a coletiva na última quarta-feira (20). Os jornalistas precisam estar credenciados para ter acesso a área restrita na Praça das Bandeiras, local onde se encerra o revezamento. O credenciamento é feito com pela Prefeitura.
Todos terão acesso livre ao público durante o percurso, desde que não ultrapassem a área delimitada para o comboio que acompanhará a tocha. As entrevistas deverão ser feitas antes de os condutores participarem do revezamento ou depois.
Informações serão passadas pela Prefeitura para a imprensa por meio de boletins. O comitê também disponibilizará fotos, vídeos e boletins no site www.imprensa.rio2016.com.