Criada em 2004, a Happy Down, é uma organização sem fins lucrativos composta por pais, familiares e amigos de pessoas com Síndrome de Down, que buscam trocar experiências, conhecimentos, vivências e informações sobre a Síndrome.

Através das redes sociais, portais e sites, o grupo realiza a troca de conhecimento, contando atualmente com mais 1000 associados de diversas regiões do Brasil e, outros países como Argentina, Portugal e Estados Unidos.

Além dos meios digitais, a Happy Down realiza periodicamente encontro de seus associados com o intuito de promover a convivência e a interação de seus associados.

COMO SURGIU O CALENDÁRIO HAPPY DOWN?

O Calendário Happy Down nasceu de uma grande vontade de transmitir um novo conceito sobre a Síndrome de Down, proporcionando a inclusão social e o respeito à diversidade humana.

A primeira iniciativa ocorreu em 2005, através de Natália Passos, madrinha de uma criança com Síndrome de Down. Com o tema “Datas Festivas”, o Calendário Ano 2006 foi produzido por voluntários como o fotógrafo Dico e as vendas ocorreram através do próprio grupo Happy Down com sua renda revertida para a Semear, Associação para Integração e Apoio às Pessoas com Deficiência.

No ano seguinte, a iniciativa foi de um grupo formado por mães de crianças com SD: Audrey Bosio, Karen Listorti, Rosangela Alves , Samantha Romano e Sandra Asturi. Para o calendário de 2007, as mães tiveram apoio do fotógrafo Serapião, e o tema idealizado foi “Jogos Pan-Americanos”. As vendas foram feitas através do próprio grupo Happy Down e o lucro direcionado para ao Grupo Síndrome de Down da Associação das Voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas. Neste ano o Calendário saiu pela primeira vez na mídia.

Em 2008, o calendário retorna a sua produção com uma nova formação de pais: Elizabeth Lucchetti, Maggie Notrispe, Renato Diogo se juntam a Audrey Bosio e Andrea Barbi. O tema escolhido para o ano de 2009 foi “A cumplicidade entre Irmãos” fotografado voluntariamente por Leonardo Luz. Todas as vendas foram feitas através do grupo e o lucro direcionado para o Grupo Síndrome de Down da Associação das Voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas.

No ano de 2009, Audrey Bosio e Andrea Barbi assumem a direção do calendário idealizando para 2010 a parceria com personalidades formadoras de opinião. O objetivo desta parceria foi de desmistificar a síndrome de Down através de imagens que retratem a integração e inclusão social, alcançando a sociedade através do apoio e divulgação da mídia. A parceria com o fotógrafo Leonardo Luz permanece.

Com uma maior repercussão, procura pelo calendário e preocupados com a transparência da comercialização, as vendas do calendário passam a ser realizadas através da Livraria Cultura. Subtraído o custo de produção do Projeto, o lucro foi integralmente direcionado ao Grupo Síndrome de Down da Associação das Voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas. A edição de 2010 do Calendário teve uma ampla divulgação de mídias nacionais conceituadas que permanecem divulgando o projeto e seus ideais até hoje.

A partir de 2010, o Calendário se consolida com a direção das mães Andrea Barbi e Audrey Bosio, as quais juntamente com o fotógrafo Leonardo Luz, pais e profissionais competentes, voluntariam doando tempo e talento para a realização e produção do projeto. Firma-se também a parceria com entidades sérias e reconhecidas pelos seus projetos inovadores, como o Instituto Meta Social (Ser Diferente é Normal), Federação Brasileira das Associações Síndrome de Down, Associação Carpe Diem e o Site Movimento Down.

O Calendário Happy Down é um projeto reconhecido e premiado por sua qualidade, profissionalismo e transparência de suas ações. Sempre divulgando a inclusão social e o respeito à diversidade humana, através de parcerias solidárias e o apoio de voluntários. A cada ano o calendário conquista mais espaço nas mídias, nas prateleiras das livrarias e principalmente o apoio da sociedade em geral.

COMO ADQUIRIR

O valor arrecadado com as vendas do calendário, tirando o custo, será direcionado ao Grupo Síndrome de Down da Associação das Voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas, onde possuem mais de 170 famílias carentes com crianças e jovens com síndrome de Down cadastradas e freqüentando mensalmente o grupo no Hospital.

As vendas on-line são realizadas na Livraria Cultura ( www.livrariacultura.com.br )