Santos FC realiza trabalho inovador com goleiros das categorias de base

Santos FC realiza trabalho inovador com goleiros das categorias de base

(foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC)

As categorias de Base do Santos FC são reconhecidas mundialmente por revelar grandes jogadores. O Alvinegro Praiano, seguindo as tendências da Europa, e com pioneirismo no Brasil, tem mais um atrativo. O ex-preparador de goleiros das Sereias da Vila Ivan Garcez assumiu um novo desafio no Peixe: coordenar toda preparação de arqueiros da base santista. Dos meninos do Sub-11 ao Sub-20. Ivan explica como isso aconteceu.

“Desde que o Ronaldo Lima assumiu o comando das categorias de Base, eles quis qualificar todos os setores das categorias, inclusive a preparação dos goleiros. O objetivo é fazer com que os goleiros atendam as necessidades do futebol atual. Ele precisa ser inteligente, tomar decisões, saber jogar com os pés. Tudo isso é muito importante.”, diz Ivan

Cada categoria tem um tratamento diferente, em decorrência das idades, o que é estudado e avaliado pelo departamento. O treinador de goleiros ajuda no aprendizado das jovens promessas.

“Nós implantamos uma progressão pedagógica. É um conteúdo aplicado no Sub-11, outro na 13, até chegar na 20. A ideia é justamente o treinador de goleiros ser um facilitador no processo de crescimento e aprendizado destes garotos. O Sub-20 já tem um tratamento para estar pronto para atender o conteúdo dos profissionais.”

Ivan já realizou viagens para conhecer este tipo de trabalho, que já é comum na Europa, mas no Brasil é algo inovador. Mais um pioneirismo do Peixe.

“No Brasil é algo inovador, diferente. Mas já tive a oportunidade de fazer um intercâmbio e ver esse trabalho na Roma. Na Europa já é normal. O Santos está sendo pioneiro aqui no Brasil.”, finalizou o treinador.