Santos FC realiza homenagem à Olga Cury, mãe do ex-presidente Athié Jorge Cury

Santos FC realiza homenagem à Olga Cury, mãe do ex-presidente Athié Jorge Cury

(fotos: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC)

O Santos Futebol Clube prestou uma bonita homenagem a uma de suas grandes personagens, no Dia do Professor, comemorado no último sábado (15). O E E Olga Cury, escola estadual da cidade de Santos, recebeu uma placa pelos serviços prestados à Educação e também por preservar a memória do Alvinegro Praiano. Olga foi mãe do ex-presidente do Peixe Athié Jorge Cury, um dos maiores dirigentes da história santista, além de patrono do clube.

O vice-diretor escolar, Alexandre Schmidt, falou sobre a importância da homenagem, e também, da junção das suas duas paixões: Educar e Santos FC.

“Essa homenagem foi fantástica, eu tive a oportunidade conhecer o presidente Modesto Roma Júnior. Fui atendido por ele de uma forma muito simpática. É uma felicidade enorme ligar o nome da progenitora de um dos maiores presidentes do clube, e, enfim, é algo muito bom para todos nós.Para mim representa um junção de duas grandes instituições. O Santos Futebol Clube para mim é algo inexplicável. E o Olga Cury representa muito para mim também, pois passei minha vida e infância aqui. Atualmente sou vice-diretor da escola. A junção de duas coisas que sou apaixonado: ser professor e o time que é mundialmente famoso.Nós formamos valores, cidadãos. E Olga Cury representa tudo isso. “, disse, Alexandre.

O Santos Futebol Clube foi representado pelo Executivo da Presidência, Fabiano Farah, que teve a honra e o privilégio de entregar a placa aos diretores da Escola Olga Cury. Farah comentou a importância que isso teve ao clube, escola e também o lado pessoal. “O Dia dos Professores representa muito para mim. Minha mãe é professora e chegou a dar aula para mim. Olga Cury foi mãe de um dos responsáveis por seis títulos brasileiros do Santos, por estas duas estrelas douradas por cima do escudo, comandou o Santos por 26 anos, teve como vice-presidente Modesto Roma, pai do atual presidente. Me sinto orgulhoso por representar a presidência do clube nesta linda homenagem. Nos emocionamos. A vida é um aprendizado, todos temos um pouco de professor e somos eternos alunos. É uma homenagem mais do que justa a mãe de Athié, que é um dos patronos do clube. Terão ações do Santos com a escola.”

Representantes da Escola e do Santos FC em homenagem a Olga Cury
Representantes da Escola e do Santos FC em homenagem a Olga Cury

Saiba mais sobre Olga Cury e Athié Jorge Cury

Em 19 de outubro de 1981, pelo decreto 17.859 foi criada a E.E. Olga Cury em homenagem à querida progenitora de Athié Jorge Cury em reconhecimento pela sociedade santista, já que em sua simplicidade dispensou honras e reconhecimento para si. Ela era libanesa, do lar, muito religiosa, caridosa e esteve à frente de várias campanhas sociais em prol dos carentes., Athié Jorge Cury, nascido em Itu no dia 1º de agosto de 1904 e falecido em Santos no dia 1º de dezembro de 1992 se tornou famoso dentro do futebol e da política brasileira.

Inicialmente começou sua carreira profissional como goleiro do Santos Futebol Clube, na década de 1930, e mais tarde, ingressou na carreira política onde conquistou diversos cargos importantes. Foi o presidente com o maior mandato da história do Santos permanecendo 26 anos à frente do clube e o que mais títulos conquistou mantendo importantes jogadores da época. Foi vereador da cidade de Santos e deputado estadual se tornando um dos principais membros do Partido Social Progressista. Athié foi eleito vereador da Câmara Municipal de Santos em 1948, deputado estadual por São Paulo em 1950 com importante passagem na Câmara Federal onde se manteve no Congresso Nacional até 1982 quando se aposentou da política. A grande prospecção do nome Athié Jorge Cury foi transformada em homenagem a sua querida mãe.

(texto: Fúlvio Feola)