Santos FC realiza evento para lançar camisa em alusão ao Outubro Rosa

Santos FC realiza evento para lançar camisa em alusão ao Outubro Rosa

O Santos FC realizou nesta segunda-feira (9) um evento em homenagem a Campanha do Outubro Rosa. A celebração foi realizada Santos Store da Vila Belmiro, e lançou o uniforme alusivo a campanha. Participaram deste evento as nossas Sereias da Vila, mulheres que estão, ou estiveram, em tratamento contra o câncer de mama, além de torcedoras do Alvinegro Praiano. A camisa começará a ser vendida em todas Santos Store ( físicas e online) no dia 13 de outubro, com edição limitada.

O gerente de produtos, Flavio Pires, explicou a importância desta camisa, assim como da campanha também. “É uma camisa especial. Mais uma vez o Santos Futebol Clube sai apoiando algo grandioso, como é o caso do Outubro Rosa. Eu já tinha idealizado esta camisa há uns quatro, cinco meses, e, felizmente, conquistamos o nosso objetivo. Tenho certeza que está todo mundo empenhado nesta campanha. É bacana ver nosso clube apoiando esta campanha.”

Várias mulheres da Associação Meninas de Peito estiveram presentes na homenagem e ficaram encantadas com o apoio dado pelo Alvinegro Praiano à causa. ” É uma camisa especial. Mais uma vez o Santos Futebol Clube sai apoiando algo grandioso, como é o caso do Outubro Rosa. Eu já tinha idealizado esta camisa há uns quatro, cinco meses, e, felizmente, conquistamos o nosso objetivo. Tenho certeza que está todo mundo empenhado nesta campanha. A bacana ver nosso clube apoiando esta campanha.”, disse Nátali de Araújo, uma das integrantes da Associação.

A goleiro Paty Nardy já teve três casos de câncer de mama em sua família e disse carinho e afeto podem ajudar bastante. ” Para mim é um momento especial, pois eu já tive algumas pessoas na minha família que passaram por este problema, que é o câncer de mama. É um evento importante para abraçarmos as pessoas que tem o problema, que tiveram o problema e também suas famílias, que também sofrem. O calor humano é essencial neste momento. Na minha família foram três casos, e felizmente elas se recuperaram, e o carinho, afeto e amor ajudaram muito.” Confira fotos do evento.

Sobre o Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.