Santos FC conquistava, pela primeira vez, a Copa São Paulo de Futebol Júnior

Santos FC conquistava, pela primeira vez, a Copa São Paulo de Futebol Júnior

No dia 22 de janeiro de 1984, a equipe de Juniores do Santos FC sagrava-se, pela primeira vez, Campeã invicta da XVI Taça São Paulo de Futebol Júnior, a popular Copinha, ao derrotar na partida final o Corinthians pelo placar de 2 a 1. Os gols foram marcados por Gérson e Flávio e o Peixe formou com Nílton; Pedro Paulo, Mário, Amauri, Mazinho e Flávio; Mauro, Edson, Gérson, Enéas e Guinho (Luiz Fernando).

O lateral-esquerdo Mário, tinha o apelido de “Lagartixa”, apelido esse que ele recebeu quando jogava no time infantil da Torcida Sangue Santista. Na reserva estavam: Valdir, Biro, Júnior e Sílvio. Essa partida foi realizada no Estádio do Canindé com entrada franca e teve na arbitragem José de Assis Aragão. Para levar para a Vila Belmiro o cobiçado título o Santos que tinha como treinador Ernesto Marques disputou 05 partidas tendo vencido quatro e empatado uma marcando 09 e sofrendo 03 gols. Os artilheiros da equipe foram: Mauro (3), Paulo Leme (2), Gérson (2), Pedro Paulo e Flávio um gol cada.

Curiosidade

A Taça São Paulo de Futebol Júnior começou a ser disputada no ano de 1969 e era organizada pela Prefeitura de São Paulo em não pela Federação Paulista de Futebol. O único ano em que não aconteceu a disputa da Copinha foi 1987. As duas primeiras edições foram disputadas por clubes de São Paulo, a partir de 1971 passou a ter clubes de todo o Brasil. Já os times estrangeiros começaram a participar do torneio no ano de 1980. A Copinha é o mais importante e valorizado torneio das categorias de base no Brasil.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística