Santos FC classifica todas categorias nas finais do Paulista e atinge marca histórica

Santos FC classifica todas categorias nas finais do Paulista e atinge marca histórica

O Santos FC é um clube acostumado em estabelecer marcas memoráveis. Foi assim ao revelar o Rei do Futebol, Pelé, ao parar uma guerra, em 1969 na Nigéria, e ao ser o time que mais marcou gols em todo o planeta: 12215. Somando mais um grande feito à galeria, neste último sábado (14), o Peixe alcançou uma marca histórica nas categorias de base. Depois de garantir a classificação para as finais do Campeonato Paulista com os times Infantil, Juvenil e Júnior, o Peixe se tornou o único clube a participar de todas as decisões do estadual em 2015.

As categorias Sub-11 e Sub-13 já estavam classificadas para as decisões que ocorreram no domingo (15) diante de Palmeiras e Corinthians, respectivamente. Ainda restavam os duelos do Sub-15 e do Sub-20 contra o Red Bull Brasil, e do Sub-17 contra o Corinthians. Ao final do sábado (14), estes três elencos também garantiram a vaga nas finais e colocaram o nome do Santos FC mais uma vez na história do futebol paulista.

“Isso mostra uma sequência integrada de trabalho, que é o que nosso programa preconiza. Aos poucos, a metodização dos treinamentos vai dando resultados. Ficamos muito felizes ao saber desta marca alcançada. O Santos FC merece isso. Além disso, é muito gratificante fazer parte dessa história. Isso revela que estamos no caminho certo da formação, que é o nosso foco”, disse o gerente da base santista, Ronaldo Lima.

Time Sub-11 foi vice-campeão estadual neste domingo (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)
Time Sub-11 foi vice-campeão estadual neste domingo (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)

Campeão invicto com o time Sub-13 no último domingo (15), o treinador Gustavo Roma concorda com o gerente da base do Peixe e acrescenta que os atletas do Alvinegro Praiano são ricos em qualidade técnica, o que facilita o trabalho das comissões na formação.

“Os meninos sonham em jogar aqui. Eles sabem que a nossa metodologia os impulsiona para chegarem ao time profissional. Isso chama atenção de qualquer garoto. Com isso, conseguimos aprovar atletas com qualidade e lapidá-los para terem chances no time de cima. Tudo isso colabora para um bom trabalho”, comentou.

Artilheiro do time Sub-20 com nove gols, o meio campista Rafael Oller ficou feliz ao saber da marca alcançada. Além disso, o atleta espera que este feito fique ainda mais especial com os títulos nas três categorias restantes.

Rafael Oller é o artilheiro do Peixe com nove gols no Paulista Sub-20 (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)
Rafael Oller é o artilheiro do Peixe com nove gols no Paulista Sub-20 (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)

“Essa marca é realmente histórica. Isso mostra a força da base do Santos FC. Espero que consigamos fazer isso ainda mais especial com títulos nas três categorias. Nos esforçamos muito para chegar até aqui. Agora, queremos o título para coroar o nosso trabalho”, afirmou.

Nas finais do Paulista, os times Sub-15, Sub-17 e Sub-20 enfrentam Audax, São Paulo e Corinthians, respectivamente, nos dois próximos sábados. Se vencerem estes embates, o Peixe pode alcançar mais uma marcar: Ser o único time a conquistar o Paulista em cinco categorias, somando o time profissional, no mesmo ano.