Premiado na arte Naif, D’Ollynda realiza exposição no Memorial das Conquistas

Premiado na arte Naif, D’Ollynda realiza exposição no Memorial das Conquistas
(Fotos: Dennis Calçada/ Santos FC)
O Memorial das Conquistas do Santos FC recebe a exposição Futebol-Arte Naif, com telas pintadas pelo premiado artista plástico Jorge Luis Gomes da Silva, conhecido como D’Ollynda Brasil. Inspirado, simples e autodidata, o pernambucano de 47 anos exibe sete telas relacionadas a futebol, e, claro, jogos importantes da história do Alvinegro Praiano. A exposição acontece até o dia 28 de fevereiro.
Exposição Memorial 2
D” Ollynda fez um bate-papo com o site oficial do Peixe contando sobre suas inspirações, aprendizados, futebol e Santos FC.
Você é autodidata, aprendeu por conta própria a pintar, explique o que é a arte Naif?
Há 28 anos eu desenvolvo arte Naif – sem formação acadêmica . É uma forma de contar a história do seu povo por meio da arte. Ela está na música, no teatr, na pintura. No caso desta exposição eu conto um pouco da história do Santos Futebol Clube. Na exposição mostro alguns jogos importantes para o clube. Tento transmitir a emoção das partidas.
Exposição Memorial 3
O que te inspirou a pintar?
Eu comecei a pintar 1982. Eu me apaixonei por uma dançarina de Angola, quando estive na Bahia procurando a minha família. Eu sou de Olinda, Pernambuco. Me apaixonei por essa linda negra dançando e pensei “como vou fazer para falar com ela?”. Resolvi pintar para ela. Fiz algumas telas pensando nela, e de 82 para cá não parei mais de pintar. Sou autodidata e nunca quis deixar de ser. O que me levou a pintar foi a paixão.
Quando surgiu o futebol na sua arte? 
Comecei pintar coisas relacionadas ao futebol há 15 anos, quando o Rashid (um amigo) me procurou para pintar a tela de um Fla x Flu. Os anos se passaram, nos encontramos por redes sociais, facebook, essas coisas de hoje, e o Rashid falou: “Faz uma tela do Santos para mim?”. Ele gostou muito da tela que fiz para e sugeriu fazermos uma exposição do Santos. Fiz outras telas e mandamos ver.
Exposição Memorial 5
Como é pintar sobre o Santos FC e expor em seu Memorial das Conquistas?
É uma energia muito forte aqui dentro. É inexplicável o sentimento de estar, expor aqui no Memorial das Conquistas.É magnífico, fico honrado de estar aqui. Eu quero mandar um recado para o torcedor santista. A exposição está massa. E, caiu na Vila, o Peixe fuzila (risos)