Outubro Rosa: Escola de Samba X-9 realiza evento com Instituto Neo Mama e apoio do Santos FC

Outubro Rosa: Escola de Samba X-9 realiza evento com Instituto Neo Mama e apoio do Santos FC

No mês do Outubro Rosa, o Santos FC tem atuado de forma ativa em várias ações que contribuam na prevenção ao câncer de mama. Neste sábado (14), o Alvinegro Praiano participou de mais uma. O G.R.C. Escola de Samba X-9 criou o projeto X-9 Cidadã no Outubro Rosa – O Samba também é social. A X-9 e o Instituto Neo Mama organizaram um evento com várias atividades para o público em geral. As Sereias da Vila e também os mascotes Baleinha e Baleião  participaram da festividade, fazendo com o que Santos FC fosse um dos apoiadores desta bela ação.

As pessoas que compareceram puderam participar deatividades com contador de história para as crianças, aulas de dança, sessões de massoterapia, oficina de artesanato, palestras sobre a prevenção, capoeira, aula de zumba, ginástica funcional, apresentação da bateria Magia Xisnoveana e outras coisas.

A Diretora Social da X-9, Marília Cavalcante, falou sobre a importância do evento, e da alegria de poder contar com o Santos FC e Instituto Neo Mama. “Essa ideia começou como um alerta para a sociedade sobre a descoberta precoce do câncer de mama. A X-9 já realiza essas ações há algum tempo, para ajudar as mulheres. Reunimos desta vez várias ações em um mesmo dia, também para homens, com o apoio do Santos Futebol Clube e a visita das Sereias da Vila. Só temos que agradecer, pois foi um evento lindo. O Instituto foi de suma importância com profissionais orientando as mulheres e recebendo doações de cabelo para a confecção de perucas.”

As nossas Sereias também mostraram samba no pé, mas mais do que isso, também entenderam a relevância do evento. “Muito bom participar de um evento quando se  trata de mulher, do cuidado com a mulher. Não pensei duas vezes antes de vir, ainda mais sabendo do motivo, da causa. Agradecemos a X-9 por nos chamar para participar deste evento, um evento de respeito. É gostoso estar aqui, e torcendo para que vários clubes façam como o Santos e se dediquem ao Outubro Rosa.”, disse a atacante Sole.

“Para nós é sempre muito importante participar deste tipo de ação. Além do motivo especial, claro, também tem o entretenimento e diversão.”, destacou a lateral Natane. Para quem quiser conhecer a quadra da X-9, escola de samba tradicional do bairro do Macuco, sua quadra está no Centro de Santos, na Rua São Bento, n° 39, no Valongo. CONFIRA TODAS AS FOTOS DO EVENTO.

Sobre o Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

(fotos: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC)