Memória: Santos inaugurava estádio no México

No dia 01 de fevereiro de 1967, o Santos Futebol Clube jogava a partida inaugural do Estádio Nou Camp na cidade de Léon no México, ao vencer o River Plate pelo placar de 2 a 1 com gols de Pelé de falta e Edu. O Alvinegro mais famoso do mundo era dirigido pelo técnico Antônio Fernandes, o Antoninho, que mandou a campo Gilmar, Lima, Oberdan (Mauro), Joel Camargo (Geraldino) e Rildo; Clodoaldo e Buglê (Wilson), Amauri (Abel), Toninho, Pelé e Edu.

A equipe principal do Peixe já participou da inauguração de 21 estádios. A primeira aconteceu no dia 23 abril de 1916 no empate em 1 a 1 contra a equipe do São Cristóvão no Estádio da Rua Figueira de Melo, no Rio de Janeiro. E a última inauguração aconteceu no dia 02 de abril de 2014 na Arena Cuiabá, na cidade do mesmo nome no estado do Mato Grosso, no empate sem gols diante da equipe do Mixto EC.

Curiosidade

Na partida em que inaugurou a Praça de Esportes do São Cristóvão, no Rio de Janeiro, o time santista entrou em campo com o uniforme que pertencera ao União FC (nome usado pelo Santos FC no ano anterior), as camisas eram brancas idênticas as do time carioca. A diferenciação das equipes estava no detalhe que o time santista usava shorts pretos e os jogadores tinham uma faixa preta na cintura, na segunda etapa o time santista usou o seu uniforme tradicional com camisas listradas em branco e preto.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *