Memória: Santos FC inaugurava o Estádio Nou Camp, na cidade de Léon, no México

Memória: Santos FC inaugurava o Estádio Nou Camp, na cidade de Léon, no México

No dia 01 de fevereiro de 1967, o Santos FC jogava a partida inaugural do Estádio Nou Camp, na cidade de Léon, no México ao vencer a equipe argentina do River Plate pelo placar de 2 a 1 com gols de Pelé (f) e Edu. O Alvinegro mais famoso do mundo dirigido pelo técnico Antônio Fernandes, o Antoninho formou com: Gilmar; Lima, Oberdan (Mauro), Joel Camargo (Geraldino) e Rildo; Clodoaldo e Buglê (Wilson): Amauri (Abel), Toninho, Pelé e Edu.

Até a presente data a equipe principal do Peixe já participou da inauguração de 20 estádios. A primeira dessas inaugurações aconteceu no dia 23 de abril de 1916 no empate em 1 a 1 contra a equipe do São Cristóvão no Estádio da Rua Figueira de Melo, no Rio de Janeiro. E a última inauguração aconteceu no dia 02/04/2014 na Arena Cuiabá, na cidade do mesmo nome no estado do Mato Grosso e foi no empate sem gols diante da equipe do Mixto EC.

Curiosidade

Na partida em que inaugurou a Praça de Esportes do São Cristóvão, no Rio de Janeiro, o time santista entrou em campo com o uniforme que pertencera ao União FC (nome usado pelo Santos FC no ano anterior), as camisas eram brancas idênticas as do time carioca, a diferenciação das equipes estava no detalhe que o time santista usava shorts pretos e os jogadores tinham uma faixa preta na cintura, na segunda etapa o time santista usou o seu uniforme tradicional com camisas listradas em branco e preto.

Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística