Memória: Santos FC fazia a partida de nº 300 na história

No dia 12 de junho de 1927, o Santos FC jogava na cidade Rio Claro no interior paulista a sua partida de nº 300 na sua hoje centenária história e vencia a equipe do Velo Clube Rio-Clarense pelo placar de 4 a 0 com gols de Feitiço (2) e Araken (2) formando com: Tuffy; Bilú e Alfredo; Hugo, Julio e Baptista; Omar, Camarão, Feitiço, Araken e Evangelista esse era o time que ficou conhecido nacionalmente como o “Ataque dos 100 gols”.

Essa partida em caráter amistoso foi disputada no campo do Velo Clube – Benito Agnelo Castelhano – e foi em comemoração ao aniversário de Rio Claro que completava exatos 100 anos de fundação e o árbitro da partida foi um dos 39 fundadores do Alvinegro Praiano de nome Agostinho Marba e o Peixe trouxe para Santos a taça Dr. Francisco Negreiros Rinaldo.

O que torna esse encontro histórico é o fato que foi feita uma filmagem de parte da partida, o que na época era muito raro e os lances desse jogo mostram os jogadores santistas junto com os adversários perfilados antes do início da partida, uma raridade pois se trata das primeiras imagens do time santista que clube possui em seu acervo histórico.
Guilherme Gomez Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística